11/08/20 - 13:58:19

Comissão Eleitoral retoma Consulta Pública para Reitoria e Vice da UFS

Votação ocorrerá ainda esse mês

Na permanente defesa da democracia na Universidade Federal de Sergipe, a Comissão Eleitoral da Consulta Pública para a Reitoria e Vice-Reitoria da UFS anuncia a retomada do protagonismo da comunidade acadêmica na definição da escolha para a próxima gestão da Universidade.

Em 16 de julho, um dia após a reunião do Colégio Eleitoral Especial que não é reconhecido por docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos, a Comissão Eleitoral afirmou em Carta Pública que “enquanto houver chapas interessadas em seguir o processo eleitoral tradicional e recorrer ao voto de toda a comunidade para legitimar não somente a sua candidatura, mas o seu projeto de gestão, estaremos sempre dispostos a realizar a nossa tão importante consulta paritária”.

Nesse sentido, a continuidade da Consulta Pública confirma a disposição das entidades representativas da comunidade acadêmica em não permitir que medidas autoritárias alterem a tradição de participação popular na UFS.

Novas datas

Considerando a grave evolução da pandemia de covid-19 no Brasil e em Sergipe, todas as etapas da Consulta Pública serão agora realizadas pela internet.

No dia 17 de agosto, a Comissão Eleitoral disponibilizará a lista de votantes às chapas inscritas, através de mensagem enviada pelo e-mail [email protected]

Já no dia 20 de agosto, haverá um Debate público online, incluindo um bloco de perguntas específicas sobre o campus de Lagarto, já que foi o único campus que não teve debate presencial, previsto inicialmente para o dia 17 de março, mas suspenso em respeito aos decretos de isolamento social. O debate será transmitido pelas redes sociais da ADUFS e SINTUFS.

A partir das 8h do dia 24 até às 20h do dia 25 de agosto, haverá a votação da Consulta, por meio de site a ser divulgado posteriormente pelos meios de comunicação da ADUFS e SINTUFS.

Ainda no dia 25 terá início a apuração, com resultado divulgado imediatamente ao final. Até o dia 27 de agosto, as chapas poderão interpor recursos, através de mensagem para o e-mail [email protected] Caso não haja recursos, a divulgação do resultado definitivo será feita no dia 27. Havendo recursos, o resultado final ocorrerá em 28 de agosto, por meio das redes sociais da ADUFS e SINTUFS.

Da assessoria