11/08/20 - 12:45:28

Nos Ônibus: protesto vai cobrar higienização e proteção contra Covid-19

Pelo combate à contaminação por Covid-19 nos ônibus e terminais de integração, nesta quinta-feira (13/8), a partir das 7h, o movimento sindical e social fará uma caminhada de protesto saindo do terminal do DIA até a sede da SMTT.

O protesto está sendo construído pela CUT, CTB, CSP-Conlutas, UGT, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum Negro, Comitê Sergipano Popular pela Vida e UNE.

O presidente da CUT/SE, Roberto Silva, questionou no protesto da última sexta-feira: “por que o prefeito de Aracaju e o governador Belivaldo Chagas não obrigam os empresários do transporte a higienizar os carros?”.

Segundo o presidente da CUT/SE, a prioridade do movimento sindical e do movimento social neste momento é a ação direta para proteger os trabalhadores.

“Precisamos proteger os trabalhadores do transporte coletivo e proteger todos que estão enfrentando risco no ambiente de trabalho. Qual proteção os motoristas e cobradores têm? Precisamos proteger os usuários, por isso cobramos uma resposta concreta do governador de Sergipe e do prefeito de Aracaju. Não podemos nos acostumar com o número de mortes todos os dias em Aracaju e em Sergipe”, reforçou Roberto Silva.

Condições de Trabalho e MPT

Ainda nesta semana, as entidades farão representação no Ministério Público do Trabalho exigindo proteção no ambiente de trabalho diante do cenário de exposição dos trabalhadores ao contágio pela Covid-19 com o processo de abertura generalizada das atividades econômicas pelos governos Bolsonaro, Belivaldo e Edivaldo.

Na representação, serão cobrados:

*EPI e EPC segundo a Norma Regulamentadora n° 06;

*testagem em massa dos trabalhadores como condição para retorno e testagem mensal com liberação dos trabalhadores adoentados com garantia dos salários integrais;

*gratificação de Insalubridade de 40% para todos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no tratamento ao Covid;

*proteção dos trabalhadores do transporte coletivo, bem como ampliação da frota do transporte para garantir proteção dos trabalhadores usuários com distanciamento social,

*limpeza permanente dos ônibus em toda parada nos terminais e controle de entrada nos veículos.

Por Iracema Corso