11/08/20 - 15:20:45

PMA e CMA firmam convênio para transmissão de aulas pela TV Câmara

O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da Câmara de Vereadores, Josenito Vitale, assinaram, na manhã desta terça-feira, 11, termo de cooperação para transmissão de aulas pela TV Câmara, emissora do Legislativo Municipal. A iniciativa vai garantir aos 32 mil alunos, matriculados na rede de ensino municipal, durante o período de suspensão das atividades presenciais, em virtude da pandemia do coronavírus, o acesso aos conteúdos educacionais, através do canal televisivo. O material será exibido de segunda a sexta-feira, no período matutino, e integra o projeto “A escola vai até você”, idealizado pela Secretaria Municipal da Educação.

“Esse convênio é muito importante para Aracaju. A Prefeitura, através da Secretaria da Educação, e a Câmara assinaram um termo para que o canal institucional transmita as aulas para os estudantes da nossa rede. O conteúdo será exibido pela manhã, de 9h às 11h30, e nesse horário a TV será exclusiva para apresentação do material educativo. É um convênio fundamental, especialmente neste período de pandemia, no qual não sabemos em que momento voltaremos as aulas presenciais. Nossas crianças não podem ser prejudicadas e a colaboração que a Câmara dá é muito importante”, destacou o prefeito.

Ao ressaltar a importância do convênio, Edvaldo agradeceu ao presidente do Legislativo Municipal pela parceria, estendendo aos demais parlamentares. “Quero agradecer a Câmara por esse gesto, de modificar toda a programação matutina para que nossas crianças possam ter acesso aos importantes conteúdos educacionais. Este é um trabalho que ficará para a história, entre as ações que colocamos em prática durante a pandemia e que fizeram a diferença para a população. Muitos alunos não têm acesso à internet, então ter a possibilidade de assistir pela TV, os coloca em pé de igualdade com os demais, que contam com o acesso à conectividade. Então agradeço do fundo do meu coração. Mostra o nosso compromisso com a educação”, reafirmou.

O presidente da Câmara, Josenito Vitale, disse que “é motivo de satisfação para todos poder contribuir com a Educação do município”. “Quando conversei com todos sobre o projeto de transmissão das aulas, foi unânime. Todos se somaram e sem o apoio dos colegas, vereadores, não seria possível. Quero agradecer também a todos os técnicos da Educação pelo empenho, rapidez e determinação nesse projeto que permitirá que não haja uma defasagem no ensino. Aproveito para parabenizar o prefeito pelo trabalho porque todos sabemos a transformação que foi feita na Educação”, frisou.

De acordo com a secretária da Educação, Cecília Leite, o convênio completa o conjunto de ações que está sendo construído para garantir aos estudantes todo o material pedagógico. “Uma estratégia ampla está sendo concretizada, em articulação com outras secretarias, equipes das escolas, diretores, professores e este convênio completa esse trabalho. A transmissão do conteúdo pela TV não é a única maneira pensada, mas talvez seja a mais abrangente porque a criança não precisa de conectividade. Todo mundo tem uma TV em casa. Então estamos viabilizando outras formas de levar o conteúdo para os alunos, mas a TV será fundamental. Entregamos conteúdo para dois meses e meio e esse material pode ser readequado de acordo com novas produções, construções de conteúdo que estamos planejando fazer. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos pela disponibilidade, incluindo as equipes da TV Câmara e aos vereadores pela compreensão e compromisso com o momento”, disse.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA