14/08/20 - 20:10:20

Bolsonaro vem a Sergipe segunda-feira a convite de Laércio

O presidente da República Jair Bolsonaro visitará Sergipe na segunda-feira (17), a convite do deputado federal Laércio Oliveira (PP), que é relator da Nova Lei do Gás, para conhecer as ações desenvolvidas no estado de fomento à cadeia produtiva do gás e também participar da inauguração da Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I. Na oportunidade, o presidente também vai sobrevoar a Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen) de Laranjeiras, que a Petrobras arrendou à Proquigel. O ministro das Minas e Energia Bento Alguquerque, vai acompanhar o presidente na visita.

Durante a cerimônia, haverá o descerramento da placa comemorativa, marcando a inauguração oficial da Usina. Está programado, também, um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica.

A UTE Porto Sergipe I, localizada dentro da Termoelétrica, em Barra dos Coqueiros, entrou em operação comercial em março de 2020. O combustível utilizado é o gás natural, trazido para Sergipe na forma de gás natural liquefeito – GNL, e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina, considerada uma das maiores da América Latina, tem capacidade de atender 15% da demanda de energia do Nordeste.

A cerimônia de inauguração reforça o momento de transformação de Sergipe em um ambiente promissor para as empresas que já estão no estado, e para aquelas que têm interesse em se instalar na região. O Estado tem se associado às diretrizes do Novo Mercado de Gás, implantado pelo governo federal, seja por meio das alterações feitas na legislação estadual para reduzir ou isentar de ICMS do gás a atividade industrial ou até mesmo pelo novo Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado do Estado de Sergipe, recentemente aprovado pelo Conselho Superior da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese).

Sergipe terá na próxima década uma grande disponibilidade de gás para ser utilizado a partir da produção de petróleo e gás em águas profundas do litoral do estado, com volume estimado que corresponde a mais de quatro vezes a atual capacidade de consumo da região Nordeste do Brasil. O estado dispõe hoje do primeiro terminal privado de GNL integrante do projeto termoelétrico Porto de Sergipe, com capacidade de regaseificação de até 21 milhões de m³/dia e possibilidade de atendimento a diversas demandas de GNL e gás natural.

Nova Lei do Gás – O deputado Laércio é relator da nova Lei do Gás que deverá ser votada na próxima semana pelo Plenário da Câmara. Essa lei é considerada a base do Novo Mercado de Gás anunciada pelo Ministério da Economia.

O gás é combustível para a indústria. Produtos de limpeza, pisos, plásticos, vidros, fertilizantes e até remédios necessitam do gás para sua produção. O país precisa ser competitivo no custo dessa energia porque está perdendo espaço no mercado. E o produto nacional está sendo substituído pelo importado. Quatro milhões de empregos serão gerados e o investimento no País vai aumentar em 60 bilhões ao ano”, informou Laércio.