14/08/20 - 13:40:52

Governo e municípios discutem retomada do processo seletivo para o programa Alfabetizar

O processo seletivo visa selecionar 245 bolsistas para atuarem nos municípios pactuados ao programa

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), reuniu-se de forma online, nesta quinta-feira, 13, com secretários municipais de Educação, representantes das comissões organizadoras e demais técnicos, para discutir e alinhar a retomada do Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão Tecnológica Níveis II e III, do Programa Alfabetizar pra Valer (PAVP), que foi interrompido devido à pandemia do novo coronavírus. O edital nº 6/2020 selecionará 245 bolsistas – 75 vagas para a função Coordenador Municipal e 170 vagas para Formador.

A retificação do edital será publicada na quinta-feira, 20. Caso os municípios tenham alguma pendência ou sugestão precisam informar até a manhã do dia 14 de agosto, através do e-mail

[email protected]

Conduzida pela Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios da Seduc (Ascam), a reunião contou com a apresentação dos motivos para a retomada do edital; exposição da proposta relacionada às Diretorias Regionais de Educação (DREs) no sentido de oferecerem suporte às Secretarias Municipais de Educação (Semeds) durante o Processo Seletivo; e escuta ativa junto aos municípios quanto à possibilidade de retorno das atividades. Na oportunidade, a equipe da Ascam também explanou sobre as formações na modalidade remota, abertura de novas inscrições e ratificação do edital.

De acordo com a professora Andrea Dantas, diretora da Ascam, diante da pandemia da covid-19 e início da quarentena em Sergipe, foi necessário suspender o PSS, priorizando a saúde e segurança dos envolvidos. Durante o encontro, ela elencou os motivos pelos quais a Seduc decidiu retomar e finalizar o edital, a fim de que os profissionais sejam formados e possam contribuir para o fortalecimento da capacitação dos professores alfabetizadores.

“Antes da suspenção, tínhamos concluído a maioria das etapas do edital como a publicação, divulgação, período de inscrição, seguindo para a fase de análise dos títulos e entrevistas. Diante disso, houve a necessidade de acrescentar mais duas etapas a serem cumpridas: analisar os currículos e validar as inscrições realizadas em março”, explicou Andrea Dantas, informando a possibilidade da abertura de novas vagas para os municípios que não participaram do PSS no primeiro momento.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime) e secretário de Educação de Itabaianinha, Thiago Carvalho, é de suma importância que todos os municípios pactuados estejam alinhados aos interesses do programa para avançar na melhoria dos índices educacionais. “O Alfabetizar pra Valer foi construído de forma coletiva e veio justamente para apoiar a rede pública de Sergipe diante dos desafios enfrentados. Portanto, precisamos abraçar com força essa iniciativa para que ela dê certo e consigamos alcançar os melhores resultados possíveis”, disse.

Na conferência online os representantes municipais também puderam acompanhar e opinar sobre os detalhes do plano de retorno do edital. Dentre os questionamentos debatidos, a equipe da Seduc pediu que fossem elencados três principais desafios para a seleção remota e quais as possíveis soluções. Divididos em salas, os presentes deliberaram sobre a temática e apresentaram seus posicionamentos. Ao fim, todas as propostas foram apresentadas e discutidas de forma geral.

A secretária de Educação de Areia Branca, Josineide Oliveira Alves, avaliou a reunião como produtiva. “A retomada do edital nesse momento após paralisação em virtude da pandemia será imprescindível para os municípios, principalmente para aqueles que não tiveram inscritos quanto para os que tiveram poucas inscrições, possibilitando-nos darmos sequência às etapas com organização e clareza. A Ascam está de parabéns pela organização desse processo, ouvindo os anseios dos municípios e questionamentos para que possamos em regime de colaboração trabalhar em prol da educação em todo o nosso Estado”.

O programa

O programa Alfabetizar pra Valer é uma iniciativa do Governo de Sergipe, cujo objetivo é implementar uma política de Estado que tenha como foco a alfabetização de todos os estudantes matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática, beneficiando mais de 80 mil crianças e contemplando 2.000 professores alfabetizadores.

Desenvolvido em regime de colaboração com os municípios, o programa visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização.

Assessoria de Comunicação da SEDUC