16/08/20 - 08:10:44

Conselho Estadual de Saúde aprova plano de contingência para o combate à Covid-19

Na última sexta-feira, 14 de agosto, aconteceu a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE). O encontro ocorreu de forma online para deliberar sobre Metas e Indicadores da Pactuação Interfederativa 2020 (Sispacto) e Aprovar o Alinhamento da Programação Anual de Saúde (PAS – 2020) e do Plano Estadual de Saúde (PES – 2020-2023) com o Plano Estadual de Contingência para o Combate ao Novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a Nota Técnica nº 7/2020 do Ministério da Saúde (MS) todas as ações dos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal de enfrentamento à pandemia devem estar ajustados na PAS e no PES para ser incluído no Sistema Digital de Planejamento, o DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) e antes deve ser apreciado pelos respectivos Conselhos de Saúde para aprovação.

“Por causa desta pandemia tivemos que rever os 20 indicadores do Sispacto e apreciar o plano de contingência para o combate ao vírus o mais rápido possível porque já estamos no mês de agosto e os dados do DigiSUS, antigo SargSUS, deverão ser alimentados para que haja os relatórios quadrimestrais e o Relatório Anual de Gestão (RAG) para apreciação dos Conselhos de Saúde. Nós fizemos isso na esfera estadual, mas os municípios também deverão fazer este movimento, por isso convidamos para participar da nossa reunião os presidentes dos Conselhos Regionais de Saúde (CRS)”, informou o presidente do CES/SE, Eduardo Ramos Gomes, que presidiu a última reunião antes do seu afastamento por motivos pessoais e entregou o cargo a atual vice-presidente, Sheyla Andrea dos Santos, agradecendo a todos pela parceria.

Todos os 20 indicadores foram aprovados pelos conselheiros estaduais, bem como a Diretriz 11 do PAS e PES, que fortalece as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos de danos e de agravos em situações de emergência em saúde pública como o novo coronavírus. Também participaram da reunião os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que explicaram ponto a ponto todas as ações descritas nessa diretriz e que foram debatidas e questionadas pelos conselheiros.

Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE)