Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Cauan faz uso de máscara de ventilação na UTI e deve passar por nova tomografia dos pulmões, diz médico. profissional que cuida do cantor diz que ele respira espontaneamente e teve melhora

13

O cantor sertanejo Cauan, que faz dupla com Cleber, segue internado em estado grave de saúde, porém estável, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), para se tratar da infecção causada pelo coronavírus, conforme o último exame realizado pelo médico do artista, Wandervan Azevedo, às 18h desta segunda-feira (17). Ao G1, o profissional deu detalhes do tratamento.

O médico diz que o sertanejo, de 38 anos, faz uso de máscara de ventilação não invasiva para auxiliar a respiração, já que ela ocorre de maneira espontânea. A condição dos pulmões será reavaliada numa tomografia marcada para a manhã de terça-feira (18). De acordo com o último exame, 70% estavam comprometidos pela infecção. A família informa que Cauan não tem nenhum doença pre-existente.

“Ele respira espontaneamente, mas faz uso de máscara de ventilação não invasiva. Houve melhora em alguns pontos, como a diurese que está boa, a pressão arterial está normal e a saturação melhorou. Fizemos aplicação de plasma de convalescente no sábado, e a resposta tem sido boa”, explica o médico, que também é coordenador da UTI do IOG.

O cantor é medicado com heparina, um anticoagulante sanguíneo, e corticoides, segundo o médico. O tratamento com plasma de convalescente consiste em retirar anticorpos de quem se curou do coronavírus e aplicar no paciente em estado grave para dar um impulso para que o organismo doente fabrique anticorpos.

Leia também