Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Deputada apela por benefícios a empreendedores do setor de bares e restaurantes

6

Ao lamentar que parcela considerável dos donos de bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias não reabram as suas portas por falta de condição financeira, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apelou ao Governo do Estado para que avalie a possibilidade de garantir meios, a exemplo de possíveis isenções, para que esses empreendedores possam retomar as atividades, já autorizadas a partir desta quarta-feira, observando todos os critérios de segurança sanitária.

“Nós sabemos que o Banco do Estado de Sergipe abriu uma linha de crédito para atender a esses comerciantes, mas temos ouvido muitas reclamações por parte deles no sentido da dificuldade do acesso. Isso faz com que muitos não tenham condição de reabrir os seus negócios, pois estão endividados em virtude desses cinco meses de atividades suspensas, período em que só contabilizaram prejuízos”, afirmou Maria, apelando à sensibilidade do governador Belivaldo Chagas para que discuta com a sua equipe técnica medidas para ajudá-los nessa retomada.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) muitos não conseguiram se manter abertos e os que restaram, também, enfrentarão algumas dificuldades, inclusive, pelo fato de haver limitação do número de clientes para que não haja aglomeração, de modo a evitar mais contaminações pela Covid-19. Com isso, cerca de cinco mil empregados do setor foram desligados. “É triste! São trabalhadores que terão dificuldades de se recolocarem no mercado, pois se os donos de bares, restaurantes e afins não tiverem o apoio do Poder público para essa retomada, ficarão inviabilizados e não terão como contratar mão de obra.

Insegurança – Na sua fala, durante a sessão remota desta terça-feira (18), a deputada aproveitou para apelar à Secretaria de Segurança Pública (SSP) que dê uma maior assistência, especialmente, em toda a extensão de toda a Orla onde tem havido registros de assaltos constantes. “Como os estabelecimentos estavam fechados, isso tem facilitado a ação de pessoas que têm agido com tranquilidade. O último episódio, foi no Pastel da Jane, bastante conhecido em todo o Estado, onde levaram até equipamentos e maquinários, impedindo-a de reabrir neste momento”, disse a deputada.

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

Leia também