18/08/20 - 13:11:38

Goretti Reis defende, após a pandemia, a permanência das estruturas hospitalares

Após o início da pandemia os hospitais foram orientados a suspenderem e adiarem consultas, exames e cirurgias não urgentes para evitar lotação, atendendo, apenas procedimentos de emergência ou mais graves. A iniciativa objetivou a liberação dos leitos para pacientes infectados com a Covid-19. Além dessa medida, foram montadas novas estruturas específicas para atender os inúmeros registros da doença. Com isso a deputada estadual Goretti Reis (PSD), através de indicação, aprovada na manhã de hoje, 18, solicita ao governador Belivaldo Chagas, que essas estruturas, a exemplo do Hospital de Campanha da capital e a ampliação de leitos de UTI no estado, sejam e efetivados ao Sistema de Saúde, após o período de pandemia.

A crise que atingiu o mundo, forçou estados e municípios, a ampliarem o número de leitos, a aquisição de respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs), como também a contratação de profissionais, e investimento em conhecimento para o combate ao vírus. Iniciativas para atender a grande demanda de pessoas contaminadas. Diante disso, o Sistema Único de Saúde (SUS), sairá fortalecido. Em apenas 90 dias, se criou uma rede de serviços com detalhamentos específicos para atender a nova e cruel realidade. A pandemia estabeleceu respostas efetivas e imediatas ao sistema, em todos os níveis de necessidade da atenção básica a terciária, o que de acordo com a parlamentar Goretti Reis devem ser aproveitados em prol da saúde do sergipano.

“Não podemos permitir que o trabalho e os investimentos aplicados deixem de existir. Eles devem ser aliados para atender a alta demanda de serviços de saúde que estão reprimidos. É uma forma de fazer com que as cirurgias eletivas, suspensas devido a pandemia, aconteçam em regime de mutirões que darão agilidade a essa demanda crescente em Sergipe. Isso comprova a importância de nossa indicação. A ampliação de leitos e serviços com uma reorganização, ao final da pandemia, é primordial para melhoria do sistema de saúde, que infelizmente, sofre com a baixa de leitos na rede hospitalar”, explicou Goretti Reis.

Assessora de Comunicação