18/08/20 - 07:47:56

Live promoverá debate sobre Educação frente ao distanciamento social

A nova live do projeto “Paz em todo lugar”, terá como tema “Desafios de estudar na pandemia”.

Com o intuito de disponibilizar aos alunos, professores e interessados discussões acerca de temas da atualidade para complementar o estudo em casa, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (SPEDH), realizará no dia 19 de agosto, excepcionalmente às 11h, uma nova live do projeto “Paz em todo lugar”, com o tema “Desafios de estudar na pandemia”.

A discussão em torno do tema acontecerá no Instagram da Seduc  (@educacaose) e terá como convidada a professora Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação; e como mediadora, Eliane Passos, professora e diretora do Dase. Elas vão conversar sobre a rotina escolar proposta para os alunos e as ferramentas e dicas disponibilizadas para atravessar esse momento em busca do hábito de estudar mesmo fora do ambiente escolar.

Para a professora Ana Lúcia, diante do momento que a sociedade vive, é prudente dar continuidade à oferta de estudos para os alunos matriculados na Rede Estadual Pública de Ensino. “Quando a gente fala em relação de aprendizagem não está se referindo somente ao desenvolvimento das competências cognitivas. A gente está falando também das competências socioemocionais. É importante estabelecer esses vínculos com as crianças e adolescentes porque eles precisam desse suporte, tanto o suporte para a aprendizagem quanto para a manutenção dos estudos”, disse.

Perto de completar 20 lives, o projeto já debateu temas como “Saúde Mental em Tempos de Isolamento”; “Violência de gênero em tempos de distanciamento social”; “Protagonismo juvenil e a promoção da saúde”; “Comunicação não violenta”; “Orientações socioemocionais para estudantes”; “A comunicação em tempo de pandemia”; “Prevenção de acidentes domésticos e no espaço escolar (Da criança e do Idoso)”; “Esporte e Educação: caminhos para a saúde”, entre outros.

De abril até hoje, dezenas de professores e outros profissionais dividiram experiências, ideias, conselhos e prestaram o serviço de suas funções para falar nas lives que duram cerca de uma hora. Na última live, que ocorreu em 5 de agosto, a tenente coronel Sanany da Silva abordou os diversos perigos encontrados em casa, como forma de prevenir os acidentes domésticos com crianças e idosos.

Segundo Adriane Damascena, coordenadora do SPEDH, a ação faz parte de uma das metas da Seduc para 2020, que é disseminar a cultura da paz e dar visibilidade às ações que as unidades educacionais já desenvolvem, além de trazer temas de estudo complementar.