Aracaju, 29 de março de 2024

Quadros definidos e fusões complicadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Brayner diogenesbrayner@gmail.com

Estão se afunilando os preparativos para realização das convenções e definição dos nomes que vão à disputa pela Prefeitura de Aracaju. Quatro pré-candidatos a prefeito já estão certos: Edvaldo Nogueira (PDT) – que vai à reeleição –, Marcio Macedo (PT), Paulo Marcio (DC) e Danielle Garcia (Cidadania), a única que já tem vice certo, ex-deputado federal Valadares Filho (PSB). A delegada Georlize Teles (DEM) é o nome da sigla à Prefeitura, mas ainda pode ser feita uma composição que pode promover alguma alteração.

Outros pré-candidatos estão na luta para formação de grupos e consolidação de chapa majoritária. Entre eles estão o deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos), Henri Clay (Rede), Rodrigo Valadares (PTB), Jony Marcos (Republicanos), Lúcio Flávio (Avante) e [em stand by] a vereadora Emília Correa (Patriotas) que, apesar de ser bem procurada pela maioria dos partidos para disputar a Prefeitura, insiste que vai à reeleição e certamente assegura sua vaga na Câmara Municipal. A partir daí vira um imenso quebra-cabeça, com dificuldades para se chegar a uma montagem final.

O jogo é difícil: o Republicanos, por exemplo, quer fazer uma aliança com o DEM, o PTB e o Patriotas. Mas deseja Joerlize Teles como vice, o apoio de Rodrigo Valadares e a participação direta de Emília Corrêa. Mas não é jogo fácil, porque Rodrigo quer disputar a Prefeitura, alegando proximidade com Bolsonaro, tendo como vice a própria Joerlize ou a vereadora. Mas Emília não pensa nisso e Jony está fixado em ser o cabeça de chapa, inclusive por estrutura partidária, que vem de Brasília e se espalha pelo Brasil.

O ex-presidente da OAB-SE, advogado Henri Clay (Rede), fica numa espécie de ‘chove não molha’. Não esconde que é pré-candidato a prefeito, mas ninguém o vê tratando do assunto ou se mobilizando, sob alegação da presença do Covid-19. Paralelamente à sua preocupação pandêmica, membros do PT o querem para vice de Marcio Macedo, e uma legenda que apoia Edivaldo Nogueira deseja apresentá-lo para ser companheiro de chapa do prefeito. Já houveram conversas, mas Clay finca pé na questão de ser cabeça de chapa.

O deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos) também se lançou candidato a prefeito, mas se movimenta com estrema discrição e pode terminar em outra composição, embora insista que está cumprindo orientação partidária. Enquanto o publicitário Lúcio Flávio (Avante) integrante do grupo bolsonarista Brasil 200, também é pré-candidato a prefeito e diz que tem o endosso da ministra Damares Alves, com indicação de Bolsonaro. Segunda-feira, em Aracaju, o presidente disse que não faria nenhuma indicação a prefeito e nem permitiria que seus ministros se envolvessem nas eleições municipais. Mas Lúcio é um nome que se configura entre o bolsonarismo.

O quadro realmente é confuso e deve ter desdobramentos inesperados. Com certeza ficarão sobras, que serão acopladas a outras alianças ou vão preferir se isolar do pleito deste ano, o que é o mais provável, até em razão de perder espaço por absoluta falta de interesse dos blocos formados.

Edvaldo na pré-campanha

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) dá os primeiros passos para a pré-campanha e já está conversando com partidos da base aliada e lideranças, para tratar sobre a reeleição.

*** Além disso, Edvaldo terá uma série de reuniões com pré-candidatos a vereador e monta equipe para coordenação e elaboração de um novo programa de Governo.

Republicanos disputa

O presidente nacional do Republicanos, deputado Federal Marcos Pereira, conversou com o ex-deputado Jony Marcos e tratou sobre as condições da chapa a vereador por Aracaju.

*** Jony lhe disse que o Republicanos tinha uma chapa competitiva com 25 homens e 11 mulheres. Daí, Pereira avisou que o partido tinha interesse em candidatos a prefeito nas Capitais.

*** Jony Marcos pode disputar a Prefeitura, numa composição com o DEM, Podemos e PTB. Ele tem conversado com o deputado estadual Rodrigo Valadares.

Marcio vai empolgar

O presidente regional do PT, João Daniel, diz que o pré-candidato do partido a prefeito de Aracaju, Marcio Macedo, vai empolgar a militância e disputará o segundo turno.

*** João admite que a popularidade do PT atinja a 14% do eleitorado, através de uma militância forte e coerente.

*** João Daniel acha que Marcio pode disputar o segundo turno com Danielle (Cidadania) ou Henri Clay (Rede).

Trata diferente

Apesar de um nome cotado para disputar as eleições municipais, Henri Clay (Rede) não se manifesta sobre o assunto e se mostra ainda preocupado com a pandemia.

*** Henri não demonstra participar de conversas e nem se preocupa em formar bloco [ou o faz em sigilo]. Tem convites para ser o vice de candidatos fortes.

Senadora convidada

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) foi convidada, na sexta-feira passada, a vir a Sergipe, na segunda-feira, na comitiva do presidente Bolsonaro.

*** Não pode vir por ter atribuições em Brasília.

*** D. Maria virá a Aracaju em setembro para reunião com o DEM e definição da chapa à Prefeitura de Aracaju.

Bolsonaro em Sergipe

Rogério Alves, ex-presidente da Uses, diz que Bolsonaro visitou Sergipe, não inaugurou nenhuma obra pública, não lançou nenhum projeto para o Estado, não anunciou nenhum benefício para o povo de Sergipe.

*** E continuou: “mas deu um aumento de 5% no gás de cozinha, sendo o 5° do ano em plena pandemia. Durma com uma dessa”!

Qual prioridade?

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, disse ontem que após anunciar mais cortes pra o orçamento da educação em 2021, agora o Governo Bolsonaro anuncia que mesmo em plena pandemia, pretende cortar também o orçamento da saúde.

*** – Já o orçamento para armas aumenta. Qual é a prioridade deste governo? Pergunta Rogério.

Estelionato ideológico

O pré-candidato a prefeito de Aracaju, delegado Paulo Márcio (DC), disse, ontem, que as vaias e gritos de “Alessandro, traidor” ecoarão para sempre na memória do povo sergipano.

*** A manifestação contra Alessandro ocorreu na segunda-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Aracaju.

*** Paulo Márcio afirmou ainda que a eleição de Alessandro Vieira para o Senado foi o “maior estelionato político-ideológico da história de Sergipe”.

Eduardo x Rodrigo

Eduardo Amorim (PSDB) cumpre o que ameaçou: não ficará mais calado. Ontem ele bateu firme no deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB).

*** – Infelizmente, ainda temos que conviver em Sergipe com políticos blá, blá, blá, desocupados e incoerentes como Rodrigo Valadares, que só sabe falar da vida alheia e nada faz pelo povo, disse.

*** E mais: “em 2018 [o Rodrigo] defendeu Lula e hoje se diz bolsonarista de carteirinha. Haja óleo de peroba para tamanha cara de pau. Vá trabalhar rapaz, o povo te paga bem pra isso”.

Não respondeu

O deputado Rodrigo Valadares (PTB) manteve o equilíbriu em relação à provocação do ex-senador Eduardo Amorim, presidente regional do PSDB em Sergipe.

*** – Vi agora, mas não tenho nada para falar dele não! Desejo a ele tudo de bom, disse.

A luta por uma foto

Dos pré-candidatos a prefeito de Aracaju que diz ter apoio de Bolsonaro, o único que ficou próximo a ele e tirou foto ao seu lado foi Rodrigo Valadares (PTB).

*** Já o publicitário Lúcio Flávio (Avante), que seria o nome de preferência da ministra Damares, sequer passou por perto.

*** Por sua vez, João Tarantella (DEM) também não se aproximou do presidente. Os três disputam o voto dos bolsonaristas e não têm condições de se unir.

Candidatura laranja

A pré-candidata à prefeita Danielle Garcia (Cidadania) faz uma publicidade que deixa dúvidas. Em pé, de mão esquerda em rister, tapando o olho do mesmo lado, ela expõe: “Não à candidatura laranja” [em vermelho e preto].

*** Abaixo ela denuncia: “há alguns dias lançaram campanha muito legal e importante de não à candidatura laranja”!

*** Teve gente que pegou a carapuça…

Samuel se irrita

Deputado estadual Capitão Samuel (PSC) não gostou da decisão do STF de restringir o uso de helicóptero em operações policiais no Rio de Janeiro.

*** Então compara: “O Poste mijando no cachorro! Deixa o crime à vontade! Bora tirar a arma dos policiais também e doar para a bandidagem se proteger”.

Emília e Live Show

A vereadora Emília Correa (Patriotas) está fazendo sua pré-campanha. Fará uma Live Show com o músico e compositor Lucas Campelo.

*** Será sábado às 18 horas no seu Instagran.

*** Apenas para lembrar que o TSE proibiu a realização da ‘livemícios’ já a partir da pré-campana. É aconselhável verificar.

Campanha violenta

Pelo tom da pré-campanha, avalia-se que o município de Capela terá uma das campanhas mais violentas de toda a sua história, não apenas pela troca de acusações, quanto pelo palavreado chulo que se adota nos grupos sociais.

*** Não será uma campanha de projetos para o povo, mas de atos e fatos que atingem a moral e dignidade dos próprios eleitores.

*** Passa-se a impressão de que há uma disputa de desqualificação, sem compromisso com o município. Lá não existem adversários, mas inimigos em guerra.

Marcio por Déda

Pré-candidato a prefeito pelo PT, Marcio Macedo diz que sempre vai exaltar o nome de Déda e de José Eduardo Dutra: “Eu aprendi com eles, bebi dessa fonte. Então não tenho como não falar disso”.

*** – O jeito de Déda governar era incrível, as obras tinham alma. Governar para o povo e com o povo, ouvir as pessoas em todos os momentos, disse Marcio.

Uma boa conversa

Subtenente Edgar – Bolsonaro colocou a esquerda na beira do principício, cabe a nós conservadores empurrar.

Candidatos aparecem – A pré-campanha está se iniciando e os pré-candidatos a prefeito e vereador começam a aparecer nas redes e grupos sociais.

Finco adverte – O caso que envolve a menina estuprada não é sobre religião… É sobre caráter. O discurso religioso é pra esconder a hipocrisia.

Blog Noblat – De fato, há coisas que não fazem o menor sentido, e por isso não devem ser feitas. Mais dinheiro para os militares do que para a Educação, por exemplo.

CNBB enlouquece – Presidente da CNBB, dom Walmor, lamenta interrupção de gravidez de criança de dez anos e considera fato ‘crime hediondo’.

Deu no DP – Estudo de Oxford afirma que pacientes de Covid-19 podem desenvolver doenças mentais.

Leonardo Attuch – A decisão de Fux era previsível. Mas a posição do decano deveria servir de alerta para aqueles que contam com seu voto sobre a suspeição de Moro.

Rogério Carvalho – Não aceitaremos reformular o código nacional de trânsito a toque de caixa. É preciso um amplo debate no parlamento e com a sociedade.

Deltan Callagnol – “Por que é socialmente importante termos membros do MP inamovíveis? Para que nenhum murro na mesa dado por “coronel” seja mais forte que as regras em vigor.”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também