20/08/20 - 10:20:06

Agentes Comunitários promovem cadastramento  durante toda a semana em São Cristóvão

Em novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde está cadastrando toda a população de São Cristóvão a fim de identificar as pessoas a serem atendidas pela rede de saúde do município. O Ministério da Saúde estabeleceu que 70% da população esteja cadastrada até o prazo de 31 de agosto, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Em São Cristóvão essa porcentagem condiz a aproximadamente 64 mil pessoas que precisam ser cadastradas, tendo em vista os 90 mil habitantes do município.

Segundo Vitor Tavares, coordenador do Centro de Processamento de Dados da Secretaria de Saúde (CPD/SMS), já foram realizados os cadastros de cerca de 60 mil pessoas, ou seja, mais de 90% do total necessário.

“Temos de fazer o cadastro de 64 mil pessoas aqui em São Cristóvão e estamos somando esforços para finalizar esse cadastramento. Ele é importante para dar acesso às equipes de saúde, às unidades de saúde, enfermeiros, médicos e também para melhorar o recurso do município para a gestão como um todo”, afirmou.

A ação está sendo realizada a domicílio pelos Agentes Comunitários de Saúde, que tem intensificado as ações durante esta semana e realizam durante a visita uma entrevista com recolhimento de dados da casa e também específicos das pessoas que nela mora.

Além do cadastro, as equipes estão realizando oferta de serviços e levantamento superficial de gestantes, hipertensos, diabéticos e acamados, aferição de pressão arterial, glicemia e oferta de vacina. Toda visita está sendo realizada com atenção aos protocolos de saúde devido à pandemia Covid-19.

“Estamos fazendo o acesso às casas dentro de todos os protocolos. As equipes de saúde estão indo também, e inclusive promovem algumas ações de orientação com relação à prevenção da Covid, com todo o cuidado necessário, utilizando máscaras e mantendo o distanciamento”, conclui Victor Tavares.

Nesta semana as ações estão sendo realizadas no bairro Roza Elze, nos condomínios Mais Viver Pacífico e Mais Viver Atlântico junto à apresentação de serviços da Unidade Básica de Saúde Massoud Jalali, que atende a região.

Fonte e foto assessoria