20/08/20 - 16:23:03

Vigilância Sanitária fiscaliza cumprimento das medidas de controle da covid-

Nesta quinta-feira (20), a Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou fiscalização do cumprimento das medidas de controle da covid-19 em feiras livres de Aracaju. A ação foi no bairro Santos Dumont e teve como objetivo verificar a adoção, pelos comerciantes e clientes, das formas de prevenção da contaminação pelo coronavírus.

“Este serviço de fiscalização de feiras livres na capital garante o cumprimento das adequações desses espaços de comercialização e com isso assegura maior comodidade a feirantes e consumidores. Foram observados a manutenção da distância de cerca de dois metros entre pessoas, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde [OMS], o controle de entrada dos clientes, de acordo com a capacidade de cada local, e a utilização obrigatória de máscara”, explica a coordenadora da Revisa, Denilda Caldas.

Em relação à máscara de tecido, para que a mesma seja eficiente como barreira física, deve atender alguns critérios, como ser de tripla face; de uso individual; confeccionada preferencialmente em tecido de algodão, tricoline ou TNT; cobrir totalmente o nariz e a boca (bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais) e ser higienizada corretamente.

Ainda segundo a coordenadora, antes da montagem das barracas e bancas, é importante higienizar todos os balcões, balanças e demais utensílios com desinfetante tipo álcool 70% e papel descartável. A desinfecção também pode ser realizada com uma solução de água sanitária. As balanças, bancada, máquinas de cartão e utensílios também devem ser higienizados antes da comercialização dos alimentos e sempre que possível durante o funcionamento da feira.

“O anúncio verbal de produtos disponíveis para comercialização deve ser evitado para reduzir o risco de contaminação por gotículas de saliva. É recomendável também não cortar e oferecer aos clientes alimentos para degustação. Outra sugestão importante é que seja disponibilizado um funcionário exclusivo para efetuar as cobranças e a manipulação de dinheiro. Na hora de o cliente realizar o pagamento, é essencial que as máquinas de cartões estejam cobertas com filme plástico para facilitar a higienização, após o uso que seja disponibilizado um frasco com álcool gel no caixa para os clientes”, orienta.

Higienização dos alimentos

De acordo com o gerente de alimentos da Revisa, Juliano Pereira, foi verificado também a disponibilização de álcool em gel a 70% para as mãos e quando possível, lavatório com sabonete líquido e papel toalha; higienização dos equipamentos e utensílios com o produto de limpeza adequado, observando sempre as recomendações do fabricante;

“Além disso, orientamos os clientes a realizarem a higienização correta dos alimentos ao chegar a casa, antes de guardá-los. As embalagens podem ser limpas com um pano e álcool líquido a 70% ou outro produto de limpeza apropriado. Os vegetais com cascas podem ser lavados com detergente neutro e água corrente. As frutas e hortaliças, após lavagem sob água corrente, devem ficar de molho por 15 minutos em solução à base de hipoclorito de sódio – também conhecido como água sanitária [1 litro de água com 10ml de água sanitária a 2,5%]. Para isso água sanitária não deve possuir perfume. Observar sempre as recomendações do fabricante”, enfatiza Juliano.

Comerciantes satisfeitos

Negociantes e clientes também demonstram satisfação com as atividades desenvolvidas no espaço público de comercialização. É o caso do senhor Alberto Freires, que comercializa frutas na feira livre do bairro Santos Dumont, há mais de três décadas. “Com certeza, está tudo muito melhor. Agora temos a presença constante de fiscais por aqui, o que nos deixa mais tranquilos”, afirma.

Já o negociante Antônio Jeferson, afirma que a presença constante dos fiscais gera bons resultados para as vendas. “Principalmente, porque a fiscalização inibe aquelas pessoas que costumavam ficar circulando por aqui com diversos tipos de produtos”, disse.

Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju/SE