21/08/20 - 14:24:09

Prefeitura de São Cristóvão assina ordem de serviço para a reforma da ETA

A Prefeitura de São Cristóvão, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), assinou no último dia 30 de julho a ordem de serviço da reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Comprido. Os trabalhos já começaram com a instalação do novo poste e do transformador, iniciando assim a obra pela parte elétrica, que será totalmente revitalizada.

Segundo o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Carlos Melo, o projeto receberá recursos federais, destinados pelo então senador Antônio Carlos Valadares, na ordem de aproximadamente R$ 300 mil além de recursos próprios orçados em mais de R$ 500 mil.

A estimativa é que a reforma da ETA do Rio Comprido melhore ainda mais a qualidade da água que abastece cerca de 30 mil famílias que residem na ‘Cidade Baixa’ do município, compreendendo locais como: Divinéia, Colônia Miranda, Avenidas Irineu Nery e Lourival Batista, antigo Colônia Pintos.

“A ETA do Rio Comprido existe há mais de 40 anos e tem aproximadamente 25 anos que não recebe nenhuma reforma ou melhoria. Iniciamos esse projeto de revitalização a partir da elaboração do projeto elétrico do local, que será totalmente modernizado. A reforma compreenderá também a parte de maquinário, com novas motobombas e novos quadros elétricos”, contou Carlos Melo.

No primeiro momento, o SAAE regularizou a distribuição de água na região da ‘Cidade Baixa’, incluindo a quantidade de água que chegava às torneiras dos cidadãos. “A qualidade da água é fator avaliado e melhorado continuadamente. A partir desta reforma vamos entregar uma água com qualidade superior a que encontramos hoje”, enfatizou o diretor-presidente.

O projeto de revitalização da ETA do Rio Comprido compreende: a padronização elétrica conforme normas da Energisa, instalação de transformador aéreo de 300Kva, instalação de duas motobombas de 20Cv, pintura, a construção de 500 m² de calçamento, e da região da entrada até a casa de bombas, aplicação de 46 m³ de  material filtrante, restauração de todos os Registros e Comportas da ETA, instalação de quatro quadros de comando para quatro motobombas.

Fonte e foto assessoria