21/08/20 - 14:15:21

Seduc e UFS mobilizam licenciandos da área Linguagens participarem da Consulta

Durante o evento online foi apresentada a Proposta Preliminar do Currículo de Sergipe para o Ensino Médio

Por Ítalo Marcos

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura/ Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação (Semed/DED/Seduc), em parceria com o Colegiado de Letras Inglês e Letras Português-Inglês da Universidade Federal de Sergipe, realizou na tarde de quinta-feira, 20, um evento online visando a mobilizar os licenciandos da Área de Linguagens e suas Tecnologias da UFS a participarem da Consulta Pública do Currículo do Novo Ensino Médio.

O evento acontecerá novamente nesta sexta-feira, 21, das 15h às 16h30, desta vez com os licenciandos de Língua Espanhola, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

A consulta está em sua reta final e estará disponível até o próximo domingo, 23. Até lá, qualquer pessoa interessada pode conhecer o documento preliminar e enviar suas contribuições e sugestões, por meio do link: http://www.seed.se.gov.br/estudeemcasa/#/437.

O evento de mobilização dos licenciandos da UFS contou com a presença da coordenadora de Etapa do Pro-BNCC Ensino Médio e chefe do Serviço de Ensino Médio da Seduc, professora Isabella Santos; das autoras do texto do Currículo de Língua Portuguesa, professoras Jonaza Glória, Roseane Santana Santos e Catiana Correia; e da professora Michelle Oliveira, que representou a autora do texto de Língua Inglesa, Deyseany Cruz.

A professora do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, Marlene de Almeida Augusto de Souza, destacou a importância dessa ação. “Entendemos que se trata de uma oportunidade histórica. Nossos licenciandos não poderiam ficar de fora desse momento. As falas das redatoras de cada componente curricular nos ajudarão a refletir sobre os pontos mais importantes dos documentos e assim, apresentar sugestões, contribuindo para a construção coletiva do Currículo de Sergipe, etapa Ensino Médio”, declarou.

A coordenadora de Etapa do Pro-BNCC Ensino Médio e chefe do Serviço de Ensino Médio da Seduc, professora Isabella Santos, fez uma apresentação do histórico da construção do documento, seus desafios, e mostrou um pouco sobre como os licenciandos podem contribuir. “É com muita alegria que a gente traz esse trabalho para um público tão seleto. Esse foi um documento elaborado pelos nossos redatores, produzido por diversas mãos, fruto de muitas discussões e reuniões”, explicou.

Ela deu início à apresentação mostrando toda a fundamentação legal do Currículo de Sergipe. Além disso, mostrou outros aspectos importantes presentes no documento, como Projetos de Vida, os itens da consulta pública, entre outros detalhes que os licenciandos precisam conhecer.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Secretaria Estadual de Educação, do Esporte e da Cultura (DED/Seduc) e coordenadora estadual do Currículo de Sergipe, Ana Lúcia Lima Rocha, é importante que a UFS, com a participação dos seus professores e estudantes, conheçam, discutam e contribuam com a construção coletiva do Currículo de Sergipe – Ensino Médio. “Oportunizar o olhar especializado de Instituições de Ensino Superior para o que está sendo pensado para o Ensino Médio em Sergipe qualifica  o documento curricular. Nesse sentido, a iniciativa de discussão coletiva das habilidades da Área de Linguagens e dos itinerários formativos com a UFS engrandece o trabalho de construção”, afirmou.