Aracaju, 16 de abril de 2024

Sergipe passa a contar com sistema integrado de informações da agricultura familiar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Criada pelo fórum Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, iniciativa tem participação de movimentos sociais, do campo e quilombolas

O Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lançou o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE) e apresentou a proposta de criação do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE). As iniciativas têm apoio do Consórcio de Governadores do Nordeste. O ato foi realizado na última quarta-feira, 19, com a participação de representantes dos estados do Nordeste e transmitido ao vivo no canal do Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar Nordeste no Youtube.

O secretário de estado da Agricultura de Sergipe, André Luiz Bomfim Ferreira, disse acreditar no Programa de Alimentação Saudável (PAS), uma iniciativa criada dentro do fórum com participação ativa dos movimentos sociais a exemplo da ASA, MST, CONTAGUE, quilombolas e demais movimentos do campo. “O PAS é para uniformizar a ações dos estados da região Nordeste no incentivo a programas de alimentos via agricultura familiar. Entre estas ações estão: a potencialização da agroindustrialização, que é muito significativa para a agricultura familiar; alternativas de recursos hídricos, visto que a maioria da população do nordeste vive no semiárido, então precisamos encontrar soluções viáveis de convivência com a seca; outro ponto é a regularização fundiária, principalmente nos territórios quilombolas. Precisamos enxergar a agricultura familiar não como uma atividade de subsistência, mas como agricultura potencializadora da geração de alimentos de forma sustentável para a nossa sociedade”, destacou André Bomfim.

A implementação do Siraf/NE conta com um investimento de R$ 609 mil e será expandido do Rio Grande do Norte para os demais estados nos próximos dias. Os recursos são de um convênio firmado entre Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Aksaam. Além de qualificar as informações de mercado, o Siraf/NE agilizará compras governamentais e abrirá canais de comercialização com o setor privado (redes de supermercado, fair trades, etc.).

“O Siraf se apresenta como a solução que todos estavam esperando, uma vez que vivenciamos um momento delicado em decorrência da pandemia da Covid-19. A digitalização da agricultura familiar passa a ser condição essencial e aproveitamos esta oportunidade para compartilharmos as nossas experiências para que, ensinando, possamos aprender mais com a experiência de outros”, destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz.

As ferramentas PAS e Siraf contam com a parceria do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O representante da Instituição Internacional no evento destacou outras propostas do fórum: criar um fundo reembolsável destinado a projetos de implantação e ampliação de agroindústrias, avançar nas políticas de convivência com o semiárido, apoiar a pesca artesanal e garantir a inclusão produtiva de povos tradicionais e originários. “A digitalização dos serviços, tanto na assistência técnica quanto na comercialização, é muito importante neste momento, quando os deslocamentos físicos estão limitados”, concluiu Claus Reiner, gerente de projetos do FIDA.

Informações e foto ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também