Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Passo a passo para remover o mofo de todos os cantos da casa

7

O mofo é um fungo que se desenvolve em ambientes úmidos e abafados. É nas estações mais frias que o problema costuma aparecer em diversos ambientes da casa, isso porque é nesse período que mantemos as portas e janelas por mais tempo fechadas dificultando a circulação do ar.

O mofo é um problema que atinge paredes, roupas e móveis, mas também pode agravar os sintomas de quem sofre com problemas de respiração. Por isso, o mofo não deve ser ignorado, é preciso tratar com seriedade e cravar uma luta contra o fungo.

Mas como acabar de vez com o mofo? Confira abaixo o passo a passo para se livrar do mofo e manter a sua família protegida.

O primeiro passo é remover o mofo dos ambientes em que ele se encontra. Algumas soluções caseiras facilitam o processo. Misture 250ml de vinagre com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, utilize um borrifador e aplique nos móveis mofados. Espere cerca de 10 minutos e seque o local ou objeto com um pano limpo. Você pode aplicar a solução dentro do guarda-roupa, atrás dos móveis, na parede mofada ou onde apresentar o mofo.

Outra solução para remover o mofo é aplicar água sanitária. Utilize 100ml de água sanitária para cada litro de água. Mas, lembre-se de verificar se o local é adequado para receber a solução. Ambos os procedimentos devem ser repetidos uma vez por mês para evitar que o mofo volte.

Em locais onde o mofo aparece com alta intensidade, antes de removê-lo, utilize uma máscara de proteção para evitar a respiração do fungo. Na hora de passar o pano, faça movimentos delicados para evitar que o mofo se espalhe pelo ar.

Também é preciso tratar a umidade de cada ambiente e para isso os saquinhos ou potinhos com sílica vendidos no supermercado podem ajudar bastante. Você pode fazer os seus próprios saquinhos com giz, mas lembre-se de trocá-los sempre que estiverem totalmente úmidos. Sabemos que nos dias mais frios é difícil manter as portas e janelas abertas, mas procure ventilar o local algumas vezes para que o ar circule.

Mas e quando o mofo atinge as roupas?

Quando o mofo atinge o tecido, na maioria das vezes ele acaba manchando aquela peça tão querida. Você não precisa jogá-la fora! Algumas soluções caseiras podem ajudar a eliminar a mancha da peça. Por exemplo, utilize 1 xícara de açúcar para 1 litro de água sanitária e deixe a roupa de molho por alguns minutos. Quanto mais intensa a mancha mais tempo ela demora para sair. Depois é só lavar a peça normalmente.

Outra forma de como tirar mofo de roupa e da casa toda é adquirir um bactericida e fungicida. Uma referência é o Microbac, que elimina e previne bolor, mofo e fungos. Você pode usar para higienizar e desodorizar roupas, tecidos, calçados, estofados, equipamentos esportivos e superfícies por até 1 mês.

Por Aline Matos

Imagem: reprodução pixabay.com

Leia também