26/08/20 - 16:22:07

Atividades no Centro Especializado em Reabilitação retornam dia 8 de setembro

 

Aplicando as devidas recomendações sanitárias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), retoma as atividades que até então estavam suspensas por conta da pandemia. Após o período de interrupção dos serviços, a agenda com todas as terapias no Centro Especializado em Reabilitação II (CER II), no bairro Siqueira Campos, retornará a partir de 8 de setembro.

“Inicialmente, havíamos definido a retomada para a primeira semana de setembro, entretanto, com a obra de recuperação do telhado no prédio do Cemca [Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente], os usuários desse serviço estão sendo atendidos no espaço do CER II. Por conta disso, o retorno das terapias do Centro de Reabilitação iniciará logo após o feriado”, declarou a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (REAE), Maria José Teles.

O CER II é a unidade da rede municipal de saúde que reabilita pessoas de todas as idades com deficiência física, oferecendo serviços de transporte para a locomoção até o local de tratamento e atividades externas [que temporariamente permanecem suspensas]. A equipe multiprofissional é composta por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

De acordo com a coordenadora do CER II, Sony Petris, todas as terapias serão retomadas de forma planejada, por agendamento, evitando aglomerações e com uso dos equipamentos de proteção recomendados pelo Ministério da Saúde.

“Todos os serviços de reabilitação e orientação, além das consultas que não pararam e continuam acontecendo, com neurologista e ortopedista. Vamos fazer uma reavaliação de todos os pacientes, traçar com eles e com os familiares a programação de cuidado, como tudo vai ser feito”, explicou.

Sony destaca ainda que para ter acesso aos serviços do Centro Especializado em Reabilitação, é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja através do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde ou atendimento hospitalar.

“Com esse encaminhamento o usuário poderá se dirigir ao CER II. A agenda para triagem e avaliação é feita no próprio serviço, e depois dessa etapa de triagem o usuário passa pela avaliação com os profissionais, para traçar o projeto terapêutico e iniciar a reabilitação”, detalhou a coordenadora.

Atenciosamente,

Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju/SE