Aracaju, 28 de março de 2024

EMPRESÁRIOS DEVEM FICAR ATENTOS AO FIM DA PRORROGAÇÃO DO SIMPLES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Tributos federais referentes a março, abril e maio voltam a ser cobrados a partir de outubro

Os donos de pequenos negócios precisam ficar atentos ao calendário. Aqueles que optaram por prorrogar os pagamentos dos tributos federais do Simples Nacional relativos aos meses de março, abril e maio, terão de cumprir esse compromisso a partir de outubro.

Após seis meses de prorrogação dos vencimentos, devido a pandemia do coronavírus (Covid -19), não há sinalização por parte do governo de um novo adiamento. Desde julho as micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional já voltaram a pagar as guias mensais referentes aos meses de apuração correspondentes.

Em julho, agosto e setembro também já houve o pagamento cumulativo da guia do mês com o ICMS e ISS dos meses de abril, maio e junho, respectivamente, que haviam sido prorrogadas por três meses. Atualmente, os pequenos negócios optantes do Simples no Brasil já somam 17,72 milhões, sendo 10,6 milhões de microempreendedores individuais (MEI) e 7,08 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte.

Em julho deste ano, em meio à pandemia, a Receita Federal anunciou que as empresas inscritas no Simples Nacional não serão excluídas por débitos tributários em 2020. A medida foi resultado de uma demanda do Sebrae, que também vem sensibilizando estados e municípios para que adotem a mesma prática, em decorrência da crise econômica que o país e o mundo atravessam por causa da Covid-19.

No Portal Sebrae, o www.sebrae.com.br os empresários podem conferir informações completas sobre o pagamento dos tributos por meio do Simples Nacional.

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também