25/09/20 - 13:23:19

Equipes de saúde realizam ações de combate ao Aedes aegypti em Japoatã

As equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Japoatã estão realizando um intenso trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, tanto na sede quanto nos povoados do município.

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, as equipes não estão entrando nas casas de pessoas que são dos grupos de risco, mas fazem orientações sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água parada e fiscalizam lavanderias e depósitos de água externos.

“Existe uma recomendação do Ministério da Saúde que os agentes de saúde não entrem nas residências que possuam pessoas do grupo de risco da Covid-19. Mesmo sem entrar nessas residências, estamos fazendo o trabalho educativo de porta em porta, tanto na sede quanto nos povoados, além da vistoria nas áreas externas”, explica o coordenador da equipe de endemias, Maycon Lima.

O coordenador orienta ainda que a população mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água sempre fechados e com tampas adequadas; lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água; não jogue lixo em terrenos baldios; além de verificar, uma vez por semana, o recipiente coletor de água atrás da geladeira.

Fonte e foto TDantas