Aracaju, 29 de março de 2024

SEMANA ACADÊMICA DE TURISMO DO IFS SERÁ ABERTA NO DOMINGO, DIA 27

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Evento traz discussão sobre os impactos da pandemia no setor

Em sua terceira edição, a Semana Acadêmica de Turismo do IFS traz o tema “E agora, Turismo?”, parodiando o título do poema “E agora, José”, de Carlos Drummond de Andrade, dada a estreita relação entre a mensagem principal deste poema e o momento atual do Turismo, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19. A Inscrição para o evento é gratuita, o participante receberá certificado com carga horária de 20h e a  programação será integralmente online, transmitida pelo youtube no canal EMTUR IFS.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Publicações do IFS, Sispubli , no link http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos. A abertura está marcada para domingo (27), às 17h30, com a oficina de Acampamento de Mínimo Impacto, ministrada por Elias José da Silva, guia de Turismo especializado em atrativos naturais. O evento é destinado para estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, docentes, técnicos, pesquisadores e profissionais de áreas correlatas às temáticas de Turismo, bem como aos membros do trade turístico e demais interessados.

Terça-feira (29), às 19h, o secretário do Ministério do Turismo, Williams França, falará sobre os caminhos e estratégias do MTur.  A Semana Acadêmica de Turismo, que teve início no ano de 2018, é organizada pelas coordenações dos cursos da área de Turismo do Instituto Federal de Sergipe e ocorre anualmente em no período do Dia Mundial do Turismo comemorado no dia 27 de setembro.

A programação será integralmente online e contará com oficinas, palestras e mesas redondas com a participação de convidados nacionais e internacionais, para tratar dos subtemas: políticas públicas, responsabilidade social, áreas naturais, comunidades, eventos, meios de hospedagem, bares e restaurantes e aviação civil.

Espera-se, com este evento divulgar as ações de retomada do turismo em distintos destinos e em distintos segmentos operacionais; refletir a responsabilidade socioambiental do turismo e o papel das comunidades nesta retomada; identificar as principais tendências, e possibilitar a discussão e atualização sobre o tema.

PANDEMIA

A professora doutora Fabiana Faxina lembra que as medidas adotas internacionalmente para evitar a proliferação do Covid-19, a exemplo de fechamento de fronteiras e proibição de funcionamento de atividades não essenciais, inviabilizou, por um momento, a realização de viagens.

Ela avalia que neste momento, vários países vêm gradativamente flexibilizando suas medidas, tornando possível o retorno do Turismo, mediante a adoção de protocolos de higiene e de distanciamento físico mais rigorosos. No entanto, parte da demanda turística potencial encontra-se com limitações para retomarem às viagens, a exemplo da redução em suas rendas, bem como da insegurança, provocada pelo medo de contrair a doença.

Para Fabiana Faxina esta realidade vem causando várias mudanças nos segmentos operacionais do turismo e na forma como as pessoas passarão a viajar, ainda que momentaneamente. “É sobre esta realidade que o evento vai se dedicar, sempre questionando “E agora, Turismo?” e acreditando que o setor será fundamental para diminuir os efeitos negativos provocados pela pandemia”.

A Sematur é promovida pelas Coordenações dos Cursos Superior, Técnico e Mestrado de Turismo do IFS – campus Aracaju, desenvolvida pelo Escritório Modelo de Turismo- EMTUR, e, este ano, as professoras Nara Vieira de Souza, Fabiana Faxina, Thirzá Augusta Azevedo Silva  e o professor Lício Valério Lima Vieira integram a comissão organizadora do evento.

PROGRAMAÇÃO III SEMATUR -2020.

27/09/2020 (Abertura Oficial)

Horário: 17h30

Palestrante: Elias José da Silva

Guia de Turismo especializado em atrativos naturais.

Presidente/CENTRO DA TERRA – Grupo Espeleológico de Sergipe

Tema: “Oficina Acampamento de mínimo impacto”

Moderadores: Profªs Drªs Fabiana Faxina e Nara Souza

28/09/2020

Horário: 10h

Palestrante: Profº Dr.Fernando Seabra

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa-IASC

Tema: “Turismo e Responsabilidade Social”

Moderadora: Profª Drª Fabiana Faxina

Horário: 19h

Palestrante: Lício Valério Lima Vieira

Tema: “Planejamento e Gestão do Turismo Rural Comunitário”

Moderadora: Profª Ma.Mirela Carine Santos Araújo

29/09/2020

Horário: 10h

Palestrantes: Erilton Júnior

Gerente Geral de Vendas e Marketing – Blue Tree Hotels

Loraine Ricino

Diretora Marketing e ASG da GOL

Tema: “Exigências para a retomada do Turismo”.

Horário: 19h

Palestrante:William França Cordeiro

Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do

Turismo. Assessor Especial do Ministério do Turismo-MTUR

Tema: Ações para Retomada do Turismo

Moderador: Prof.Me.José Carlos Cunha

30/09/2020

Horário: 10h

Palestrante: Marcia Regina de Araújo Vale

Sócia fundadora da Arx Eventos e criadora do programa Eventos que Convertem

Tema da Palestra: “Como começar a organizar Eventos”

Moderadora: Profª Ma.Cristiane Picanço

Horário: 18h30

Palestrante: Michelle Lins de Moraes

Coordenadora/Professora do Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria da Universidade Europeia – Lisboa

Tema da Palestra: “Turismo, Inovação e Sustentabilidade”

01/10/2020

Horário: 15h (tarde)

Palestrante: Lúcio Mauro Oliveira

Chef / Proprietário / Chef instrutor / Facilitador do seminário Empretec / consultor do Sebraetec

Tema da Palestra: “Receitas da cozinha regional”

IFS/campus Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também