02/10/20 - 13:56:37

PMA inicia dia 5, a Campanha nacional de multivacinação, poliomielite e sarampo

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju inicia na próxima segunda-feira, 5, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente até 15 anos, e que segue até o dia 30 de outubro.

Além dessa estratégia, a Prefeitura também aderiu à campanha contra a poliomielite, voltada para crianças de um a menores de cinco anos. Também estará sendo realizada neste período a campanha contra o sarampo, voltada para as pessoas de 20 a 49 anos.  De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, a melhor maneira de se prevenir contra doenças é por meio das vacinas.

“É graças ao Programa Nacional de Imunizações, durante todos esses anos, que muitas doenças estão controladas e precisamos que os pais mantenham a situação vacinal dos seus filhos em dia, para que essas doenças não venham aparecer e se agravar, juntamente com a pandemia. Basta levar o cartão de vacinação, a caderneta da criança, pois a equipe está preparada para avaliar quais vacinas serão feitas naquele momento”, alerta a coordenadora.

Estrutura

A Saúde de Aracaju oferta 44 salas de vacinação, dispostas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém, por conta da pandemia, quatro dessas UBS restringiram o atendimento para casos de síndromes gripais, e não estão vacinando, são as UBSs Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Conrado e Onésimo Pinto.

“No momento 40 Unidades estão com as salas de vacinação e funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h30, exceto nas unidades que estão com horário de atendimento estendido, as UBSs Hugo Gurgel, Augusto franco, Francisco Fonseca, Fernando Sampaio, Dona Jovem, Max Carvalho, santa Terezinha, Antônio Alves, Manoel de Souza, Joaldo Barboza, Cândida Alves e José Calumby, nestas Unidades a sala de vacina funcionará até as 18h30.

Preparação da campanha

Para assegurar a oferta segura conforme as medidas sanitárias previstas contra a covid-19, a SMS capacitou os profissionais das Unidades, além de firmar parceria com as Universidades para ampliar as equipes, reduzindo o tempo de permanência do usuário na unidade e otimizando o serviço.

“As Unidades estão preparadas para acolher a população, sem causar aglomeração. Pedimos a colaboração da população para que apenas uma pessoa seja acompanhante da criança ou adolescente, para evitar aglomerações nas unidades e dificultar o acesso. Além disso, também pedimos a adoção das medidas de precaução como o uso de máscaras e o distanciamento de uma pessoa para outra”, ressalta.

Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju/SE