07/10/20 - 05:17:35

Tutores podem vacinar cachorros e gatos contra raiva a partir desta quarta

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde  informa que inicia nesta quarta-feira, 7 e vai até 7 de novembro a  Campanha de Vacinação Antirrábica. Condutora das políticas de saúde no Estado, a SES sugeriu aos 75 municípios a estratégia de vacinação domiciliar ou em postos fixos, desde que cumpram os protocolos sanitários, inclusive com a distribuição de senhas para se evitar aglomerações.

A estimativa da SES é imunizar contra a raiva 317 mil animais, entre caninos e felinos, segundo informou a responsável pelo Programa Estadual de Raiva, Leptospirose e Animais Peçonhentos, médica veterinária Ana Paula Barros, salientando que a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 80% dos animais.

Sergipe se encontra em situação epidemiológica satisfatória para a raiva como destaca a veterinária, lembrando que no ano passado, apesar de o Ministério da Saúde não ter realizado campanha de vacinação no país, o Estado imunizou os animais que se encontravam nas áreas de risco.

“A campanha vem reforçar os esforços que têm sido empreendidos para manter o controle da raiva no Estado. A vacina utilizada é segura. Os tutores devem levar seus animais para serem vacinados sem medo”, enfatizou a veterinária, informando que podem ser vacinados animais com idade a partir de três meses e que estejam saudáveis para que obtenham boa resposta imunológica.

A veterinária ainda destaca que os municípios têm autonomia na logística. “Lembramos que a execução da campanha cabe aos municípios, que têm autonomia para definir as de que modo farão. À Secretaria de Estado da Saúde cabe mobilizar e orientar os gestores sobre as ações de imunização, bem como a distribuição das vacinas e insumos”, reforçou a responsável pelo Programa de Raiva, Leptospirose e Animais Peçonhentos.

Foto: Divulgação

Fonte: SES