A Pesquisa do IBOPE registrada sob o n° SE-02812.2020 não utilizou o nome de urna utilizado no Questionário a ser aplicada nas entrevistas do candidato à prefeitura de Aracaju, Rodrigo Valadares. Dessa forma, compromete a credibilidade do resultado da pesquisa.
A pesquisa também não preenche diversos requisitos da Lei 9.504/97. Diante dessa situação, a Coligação Frente Conservadora e Coligação Compromisso Esperança e Verdade instaurou processos que estão em fase de instrução, de maneira que se acredita que ao final será demonstrado a série de erros na Pesquisa a ser divulgada pela IBOPE, ensejando indenização pelo prejuízo civil por decorrência da perda de voto.
Outro fato é que pesquisa também não preenche diversos requisitos da lei, tais como ausência de ponderação do nível econômico, variáveis do plano amostral não correspondentes a do Tribunal Superior Eleitoral, erro nas percentagens do sexo masculino e sexo feminino, erro na margem de erro na pesquisa.
O candidato Rodrigo Valadares declarou que “como representante do povo sergipano, zelo rigorosamente pelos princípios da democracia, compromisso pelo eleitor e busco sempre pela transparência.”
Por. Assessoria de comunicação