Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Médica alerta para a prevenção ao câncer de colo de útero

7

O câncer de colo de útero pode ser prevenido com ações simples. É o que explica a ginecologista Carmem Luzia, que detalhou como as mulheres podem evitar a doença.

A médica falou que existem dois tipos de prevenção. Para tanto, é preciso acompanhamento médico e atenção dos pais e responsáveis para garantir o cuidado necessário nos tratamentos preventivos.

“A primeira é prevenção primária, fazer a vacinação contra HPV de seus filhos e filhas, meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Não se pode esquecer do Papanicolau, as meninas que já iniciaram a vida sexual precisam procurar os seus ginecologistas, é somente ele que vai poder fazer a sua prevenção adequada”, detalhou Carmem Luzia.

A Campanha do Outubro Rosa da Assembleia Legislativa de Sergipe também aponta para outros tipos de câncer. Os tratos genital e reprodutivo precisam de atenção das pessoas.

“A gente não pode deixar de lembrar que existe câncer de vulva, de vagina, de endométrio e de ovário. São canceres que acometem o trato genital inferior e que precisam de uma avaliação clínica do seu ginecologista. A melhor prevenção está na sua visita ao seu ginecologista”, afirmou a médica.

Além disso, as servidoras da Alese estão sendo encaminhadas ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), visando a realização de exames de mamografia, na prevenção ao câncer de mama.

Foto assessoria

Por Wênia Bandeira

Leia também