23/10/20 - 14:48:01

IBGE DIZ QUE SE REGISTROU 147 MIL DESEMPREGADOS NO MÊS DE SETEMBRO

Em Sergipe, 775 mil pessoas tinham algum trabalho e 147 mil estavam desempregadas, no mês de setembro, conforme divulgou a pesquisa Pnad Covid-19, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23).

Segundo o IBGE, apesar do desemprego continuar em alta, o número de pessoas ocupadas (empregadas) aumentou pela segunda vez consecutiva desde o início da pesquisa, em maio. Desde maio, quando a PNAD COVID19 teve início, o número de pessoas empregadas vinha caindo em Sergipe: eram 826 mil naquele mês, 806 mil em junho e 737 mil em julho. Em agosto, esse número aumentou pela primeira vez, chegando aos atuais 745 mil e em setembro, permaneceu em alta, fechando o mês em 775 mil.

A quantidade de trabalhadores por conta própria cresceu entre agosto e setembro e chegaram a 209 mil. Em setembro, o IBGE destacou um aumento no número de trabalhadores do segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (de 126 para 135 mil), o setor da indústria em geral (de 58 para 66 mil), assim como a indústria de transformação, que foi de 46 para 53 mil.

O levantamento também apontou que, desse quantitativo, 37 mil pessoas estavam afastadas do trabalho, devido ao distanciamento social, e 64 mil pessoas estavam em trabalho remoto.

Os afastamentos, segundo o IBGE, vêm reduzindo expressivamente desde o início da pandemia: em maio, eram 197 mil pessoas, passando a 167 mil em junho, 86 mil em julho e 50 mil em agosto.

Já o número de pessoas em trabalho remoto manteve-se estável em comparação aos últimos três meses, assim como o número de pessoas ocupadas, mas afastadas por outro motivo que não o distanciamento social, que foi de 27 mil pessoas. Segundo o IBGE, essas pessoas podem estar em férias, licenças remuneradas ou não, entre outras situações que não descaracterizam a condição de ocupação.