Aracaju, 29 de março de 2024

Nordeste pode ter segunda onda de Covid-19 e Sergipe está vulnerável porque candidatos só querem saber de votos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

De acordo com alerta do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, a região pode ter uma segunda onda de proliferação do novo coronavírus. A entidade enumerou pelo menos três fatores motivadores que podem ocasionar tal cenário catastrófico: o relaxamento nas medidas de contenção contra a covid-19, a proximidade do verão com a vinda de milhares de turistas para as praias, bem como ainda a realização de campanhas eleitorais.

O Comitê do Consórcio Nordeste vem recomendando às autoridades da região que sejam instalados estandes sanitários em todos os aeroportos dos nove estados, que compreendem a região. Eles deverão estar dotados de equipes de saúde com folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior.

Sobre o Nordeste pode ter segunda onda de coronavírus, segundo Miguel Nicolelis, neurocientista e um dos coordenadores do comitê, “há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sars-CoV-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem”, disse à Folha de Pernambuco.

Sergipe e candidatos – Sergipe está em estabilidade em relação ao Coronavírus está em estabilidade, com o número de novos casos oscilando em uma média de 250 casos por dias, mas o número de mortos se mantem entre cinco e seis pr dia, mas já causa preocupação a membros da Jusitça Eleitoral, principalmente em cidades do interior.

No sertão de Sergipe várias cidades estão com controle rígido dos protocolos, inclusive proibindo carreatas e aglomerações, exigindo o uso de máscaras e abraços nos eleitores. Juízes eleitorais podem adotar medidas punitivas, porque indutor do virus para a população são os próprios candidatos, que desobedecem aos limites permitidos pela OMS.

No sábado à noite centenas de pessoais se aglomeraram, em festa, para dar apoio a um dos candidatos, todos sem qualquer proteção, além de misturados e ingerindo bebidas. Rsse quadro vem acontecendo em todo o Estado, incluindo Aracaju, cujos candidatos, a vereador e prefeito, não respeitam protocolos e se mostram pouco preocupados com a transmissão do vírus:  “os políticos querem é se eleger e o eleitor que contraia o virus e pode até morrer, desde que seja depois das eleições”, disse o advogado de um partido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também