27/10/20 - 07:24:21

Governo decreta situação de emergência em três municípios por causa da seca e estiagem

O governo de Sergipe publicou no Diário Oficial do estado desta terça-feira (27) o decreto de situação de emergência por causa da estiagem e da seca nas zonas rurais dos municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre e Poço Redondo.

No decreto, o governo diz que as chuvas de inverno foram insuficientes para a formação de grande estoque de água nos principais reservatórios, açudes, tanques, barreiros e cisternas existentes nas localidades.

Pelos decretos, o poder público pode intervir nas áreas afetadas a fim de garantir benefícios e auxílios necessários para a superação da seca.

Por conta do decreto, ficam dispensadas licitações de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de respostas aos desastres, desde que possam ser concluídas dentro do prazo.

Operação-pipa – após ter sido suspensa durante pouco menos de uma semana, a operação carro-pipa foi retomada no sábado (17), nos 11 municípios sergipanos afetados pela forte estiagem. São eles: Canindé do São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto.