30/10/20 - 14:34:48

Vacinação: Aracaju realiza Dia D próximo sábado, dia 7

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde realiza, no próximo dia 7 de novembro, o Dia D de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil). A ação ocorrerá em 40 Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 13h, e será voltada para crianças de um a menores de cinco anos.
O Dia D foi motivado pela baixa adesão à vacina de poliomielite.  A meta é vacinar 33.260 crianças e, até o momento, foram vacinadas 9.942, ou seja, 29,89% do público. A orientação da SMS é que os pais levem o cartão vacinal do menor.
A ação acontecerá em 40 UBS, já que a rede dispõe, no momento, de quatro unidades exclusivas para casos de síndromes gripais, e não estão vacinando. São elas: UBSs Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Machado e Onésimo Pinto.
Paralelo ao Dia D, a Saúde de Aracaju, seguindo determinação do Ministério da Saúde, prorrogou a campanha de multivacinação até o dia 13 de novembro. A ação estava prevista para encerrar nesta sexta-feira, 30, e abrange crianças e adolescentes até 15 anos. Também inclui a campanha contra a poliomielite (paralisia infantil), que tem como público-alvo crianças de um ano a menor de cinco anos; e a campanha contra o sarampo, voltada para as pessoas de 20 a 49 anos.
Das 40 salas de vacinação, 28 funcionam das 8h às 16h30. Outras 12 estão com horário de atendimento estendido até as 18h30: UBS Hugo Gurgel, UBS Augusto Franco, UBS Francisco Fonseca, UBS Fernando Sampaio, UBS Dona Jovem, UBS Max Carvalho, UBS Santa Terezinha, UBS Antônio Alves, UBS Manoel de Souza, UBS Joaldo Barboza, UBS Cândida Alves e UBS José Calumby.