18/11/20 - 21:46:23

João Alves Filho teve parada cardíaca, passa mal e está internado em UTI em Brasília

O ex-governador do estado de Sergipe e e ex-ministro do Interior, João Alves Filho, de 79 anos, está internado desde o final da tarde, desta quarta-feira (17), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, localizado em Brasília (DF), cidade onde reside atualmente. Ele teve uma parada cardíaca de 35 minutos e os médicos conseguiram reavivá-lo.

“Meu pai teve uma parada cardíaca e demorou a voltar. Ele encontra-se internado na UTI em estado grave. Rezem por ele”, pediu a filha do político e da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), Ana Alves.

Mais cedo o “Correio Brasiliense”, o ex-governador de Sergipe e ex-ministro do Interior João Alves Filho passou mal no apartamento dele, em Brasília, no fim da tarde desta quarta-feira (18/11). Ele foi levado às pressas para um hospital particular da cidade. O atendimento médico ao político filiado ao Democratas contou com dois carros de bombeiro, duas ambulâncias e um helicóptero.

Formado em engenharia civil, João Alves Filho governou Sergipe por três mandatos. O primeiro de 1983 a 1987, o segundo de 1991 a 1994 e o último de 2003 a 2006. Na última década, foi eleito prefeito de Aracajú, em 2012, exercendo a função até 2013. O político de 79 anos teve a carreira marcada pelo envolvimento com os desafios da Região Nordeste e com a transposição do rio São Francisco.

João Chapéu de Couro, como era popularmente conhecido, também foi ministro do Interior do Brasil de 1987 a 1990, quando o cargo criado em 1967 foi extinto para ser substituído pela a Secretaria de Desenvolvimento Regional, instalada na estrutura administrativa da Presidência da República.

O ex-governador já vivia sob os cuidados da família em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) montada dentro da residência dele, onde mora com a esposa, a senadora Maria do Carmo (DEM), em Brasília. Em 2019, João Filho já havia sido internado mais de uma vez por problemas de saúde.