19/11/20 - 14:07:49

Edvaldo é terceiro em ranking de mais votados nas capitais onde haverá 2º turno

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que disputa a reeleição pelo PDT, chega ao segundo turno da disputa como o terceiro candidato mais votado das 18 capitais onde haverá mais uma rodada de votação.

Nas urnas, no último domingo (15), 119.681 eleitores aracajuanos escolheram Edvaldo, enquanto apenas 55.973 referendaram a candidatura de Danielle Garcia (Cidadania), uma diferença de quase 64 mil votos.

O pedetista obteve 45,57% dos votos válidos contra 21,31% da candidata adversária. Ela é a 31ª colocada entre os 36 candidatos que passaram à segunda etapa da eleição municipal em capitais.

Com uma vantagem de 24,26 pontos percentuais, Edvaldo entra na disputa de segundo turno como o favorito para vencer o pleito no próximo dia 29. Além disso, ele já recebeu o apoio de quatro agremiações neste segundo turno, enquanto sua adversária só conquistou uma nova adesão partidária.

Dos três mais votados para prefeito de capital no país que estão na disputa de segundo turno, apenas Edvaldo é candidato à reeleição. Superaram o prefeito de Aracaju em votação, percentualmente, somente Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista (RR), e Tião Bocalom (PP), em Rio Branco (AC).

Nas eleições municipais deste ano, apenas sete capitais elegeram o próximo prefeito já no primeiro, aí incluída Palmas, no Tocantins, cujo número de eleitores, inferior a 200 mil, não permite eleição em dois turnos.

Por Valter Lima

Foto: Victor Ribeiro