24/11/20 - 14:00:16

ESTADO DE SERGIPE IRÁ CONTAR COM DEZ NOVOS ROTEIROS TURÍSTICOS

Evento de lançamento das propostas será realizado nesta quarta, ás 18h, no Sebrae

Sergipe contará com um importante reforço para potencializar a atividade turística no estado. Serão lançados nesta quarta-feira, a partir das 18h, no auditório do Sebrae, dez novas opções de roteiros inovadores com a proposta de ampliar a divulgação dos atrativos locais e gerar novas oportunidades de negócios para os empreendedores que atuam no setor.

A ideia de criar novos produtos surgiu a partir de um trabalho realizado pelo Sebrae, representantes do poder público, instituições de ensino, empresários e profissionais do turismo buscando avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 sobre essa cadeia produtiva, uma das mais prejudicadas nos últimos meses pela queda na circulação de pessoas.

Diante de uma análise sobre o novo comportamento dos turistas, que têm fugido de aglomerações e buscado opções que valorizem a experiência e a vivência com o público local, foi promovida entre os meses de junho e setembro uma capacitação para 40 profissionais do setor com a meta de viabilizar propostas que contemplassem essas exigências.

Ao longo dos quatro meses os empreendedores tiveram a oportunidade de aprimorar competências (capacidades, habilidades e atitudes) para inovar, recuperar e sustentar negócios em um novo contexto pós-pandemia. O resultado desse trabalho é o lançamento dos dez novos roteiros.

“A pandemia trouxe desafios para a cadeia do turismo e é preciso adaptar-se ao novo cenário. O comportamento do turista mudou e aqueles que não acompanharem essa realidade vão perder espaço no mercado. Precisamos apresentar produtos competitivos, que transmitam segurança aos visitantes e valorizem a experiência deles com o público local.”, explica a analista técnica do Sebrae, Bianca de Faria.

Concurso

Além da capacitação, os profissionais que participaram da criação dos roteiros participaram de um concurso para avaliação da proposta mais inovadora. O resultado será divulgado durante o evento de lançamento e os responsáveis pela sua elaboração serão premiados com uma visita técnica a um destino turístico referência.

A comissão julgadora das propostas é composta por representantes do Ministério do Turismo, colaboradores do Sebrae Nacional e de unidades do Sebrae em Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba, Secretaria de Estado do Turismo, Associação Brasileira de Agentes de Viagens Seccional Sergipe (ABAV/SE) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE).

O evento contará ainda com uma palestra de José Aroudo Mota, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). A solenidade será transmitida pelo canal do Sebrae Sergipe no Youtube.

“O próximo passo desse trabalho é viabilizar a comercialização desses produtos junto às empresas de receptivo. O nosso estado tem opções para todos os públicos e gostos. O que precisamos é divulgar melhor os nossos atrativos”, ressalta Bianca.

Por Wellington Amarante

Foto assessoria