Aracaju, 29 de março de 2024

Edvaldo a dois dias da reeleição

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Por Adiberto de Souza

Estando o Ibope certo em sua última pesquisa, o aracajuano vai reeleger o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) no próximo domingo. Segundo a consulta divulgada, ontem, pela TV Sergipe, o pedetista tem 62% das intenções de voto válidos, enquanto a delegada Danielle Garcia (Cidadania) aparece com 38%, portanto, bem distante do adversário. Ressalte-se que Edvaldo lidera a campanha desde seu princípio, aparecendo nas pesquisas sempre com uma larga vantagem para os demais prefeituráveis. No 2º turno ocorreu o mesmo. Consulta anterior, feita também pelo Ibope, mostra o prefeito com 64% e a candidata Danielle com 36%. Vão dizer que ela subiu e ele caiu. De fato, só que esta variação é muito pequena para alterar o previsível resultado das urnas. Quem não acredita em pesquisa ou torce pela delegada vai continuar achando que ela será eleita. Sonhar é livre e, ademais, está muito próximo de se saber quem ganha, pois os aracajuanos dirão no domingo, através do voto, quem eles querem para governá-los pelos próximos quatro anos. Aguardemos, portanto!

Perfil da pesquisa

Em votos totais, Edvaldo aparece com 53% e Danielle Garcia com 32%. Branco e nulo são 13%, enquanto 3% se disseram indecisos ou não responderam. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 504 eleitores de Aracaju entre os últimos dias 24 e 26. O nível de confiança utilizado é de 95%. Realizada pelo Ibope por encomenda da TV Sergipe, a pesquisa foi registrada no TRE com o número SE‐05996/2020.

Périplo por Aracaju

Os restos mortais do ex-governador João Alves Filho (DEM) devem chegar em Aracaju na próxima segunda-feira. O corpo do líder político sergipano foi cremado, ontem, em Goiás. Por decisão da família, a urna com as cinzas será colocada em carro aberto para percorrer a capital, passando pelas principais obras realizadas pelo ex-prefeito da capital e ex-governador de Sergipe. João Alves morreu na última quarta-feira num hospital de Brasília, onde estava internado após ter sofrido uma parada cardíaca. Descanse em paz!

Rigor da lei

É bom quem andou fazendo ameaças à Linda Brasil (PSOL) ir colocando as barbas de molho, pois a Polícia está em seu encalço. Após ouvir a primeira mulher trans eleita vereadora em Aracaju, o secretário da Segurança Pública, João Eloy, disse ter determinado aos policiais responsáveis pelas investigações que sejam rigorosos com os responsáveis pelos crimes. Segundo a delegada Meire Mansuet, as ofensas virtuais contra Linda Brasil têm caráter de racismo transfóbico. Misericórdia!

Direita, volver!

Forjado no esquerdista PCdoB, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) caiu nos braços da direita. Quem duvidar disso basta analisar o portfólio dos partidos que estão apoiando o pedetista nesta campanha eleitoral. Subiram no palanque de Nogueira legendas do anacrônico Centrão, como o PSC, Republicanos, DEM, Solidariedade, Avante, PSD, etcétera e tal. E caso o prefeito seja reeleito, outros partidos não menos direitistas vão esperar ansiosos o “talkey” do ex-comunista para se aboletarem na Prefeitura. Home vôte!

Lenga-lenga

E o PDT vai recorrer contra a decisão do TRE favorável à posse do sargento/PM Vieira (Cidadania) na Câmara de Aracaju. O militar ganhou o direito de substituir o vereador Jason Neto (PDT), que morreu em setembro último, vítima de infarto. No entendimento do partido, Vieira não pode ocupar a vaga por ter trocado de legenda fora do prazo permitido para tal. Aqui pra nós, é muita falta do que fazer dessa turma do PDT. É bem capaz de quando sair a decisão do recurso, o mandato de Vieira já ter acabado. Vixe!

Não coma as fêmeas

Vendedores de caranguejo estão desrespeitando a norma do Ibama, que impede a captura e o comércio das fêmeas do crustáceo. Nas feiras livres de Aracaju é possível encontrar até três fêmeas em cada corda com seis caranguejos, sem contar o reduzido tamanho das carapaças. Alguém sabe dizer por onde anda a fiscalização do Ibama, que não flagra este crime ambiental cometido em praça pública? Virgem Santa!

Vida mansa

Qualquer cidadão precisa trabalhar décadas a fio para se aposentar. Os políticos, porém, asseguram pensão especial com muito menos tempo. No Congresso, cerca de 250 ex-deputados e ex-senadores (de Sergipe são 12) conseguiram a aposentadoria a partir de oito anos de contribuição. A conta dessa mordomia é paga pelo contribuinte. Só Jesus na causa!

Vive menos

Sergipe é o 4º estado nordestino com menor expectativa de vida ao nascer e o 8º menor em âmbito nacional. Segundo a Tábua de Mortalidade (2019) divulgada pelo IBGE, a expectativa de vida dos sergipanos ao nascer apresentou um leve aumento de 73,2 anos para 73,4 anos, porém segue abaixo da média brasileira, que foi de 76,6 anos, em 2019. O estado de Santa Catarina apresentou a maior expectativa de vida ao nascer, com 79,9 anos. A menor, está no estado do Maranhão, com 71,4 anos. Danôsse!

Agora vai!

Juraci Nunes (PMB), candidato derrotadíssimo a prefeito de Aracaju, anunciou seu apoio à reeleição de Edvaldo Nogueira (PDT). Segundo o distinto, “não seria salutar entregar a administração da capital a quem não tem preparo e experiência, como é o caso da candidata Danielle Garcia”. O apoio do jovem advogado foi bem recebido pela campanha de Nogueira, apesar da baixíssima votação do dito cujo. Juraci foi o lanterninha do 1º turno, com minguados 288 votos. Crendeuspai!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Tarde, em 27 de abril de 1933.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também