30/11/20 - 12:44:16

MNSL realiza 75 atendimentos no final de semana e um a Vítimas de Violência Sexual

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que é referência em atendimento de alta complexidade, registrou durante os dias 27, 28 e 29 de novembro, 75 atendimentos na admissão. Destes, 30 foram internamentos que resultaram em 17 partos; 45 atendimentos com altas, sendo quatro transferências e um atendimento para vítimas de violência sexual, sendo uma menor de idade.

“Realizamos durante o final de semana quatro transferências, uma para o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, direcionando um acolhimento humanizado e qualificado aos que passaram por esta maternidade, e garantindo melhor assistência para as pacientes da instituição”, disse a gerente de Admissão, Adhara Shuamme Bento Fraga.

Adhara informou que foi realizado um atendimento no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual a menor de idade, o índice de violência se acentua na faixa etária de 2 a 10 anos de idade. “A vítima de violência sexual deve procurar atendimento nas primeiras 72 horas, até esse prazo conseguimos realizar todas as medidas preventivas para evitar doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada. Para isso, damos a pílula do dia seguinte, o coquetel retroviral do HIV e das hepatites”, disse Adhara.

As Vítimas de Violência que chegam à unidade têm acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatra e demais membros de apoio assistencial, que trabalham porta aberta, durante 24h, de domingo a domingo. Prestando assistência a todas as pacientes de alto risco que dão entrada na Unidade.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone de contato para o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 3225-8679.

Fonte e foto Ascom/SES