Aracaju, 29 de março de 2024

Se continuar “dando amém” para Edvaldo, CMA mudará novamente em 24

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
20

Alguns políticos mais experientes apostam que o Congresso Nacional deve mudar a legislação eleitoral mais uma vez, em meados de 2021. Para este colunista, se não tiver alteração e continuarmos sem as coligações partidárias para as eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal), nós teremos grandes mudanças nos parlamentos, estaduais e municipais. Em Aracaju, por exemplo, a renovação foi de, aproximadamente, 63% esse ano.

Algumas pessoas fazem a leitura que a CMA não mudou, que mudaram apenas as “embalagens”, mas o conteúdo continua sendo o mesmo. Este colunista pensa um pouco diferente e entende que, apesar de uma série de fatores continuarem interferindo nos resultados das eleições, há sim também uma mudança no perfil do eleitorado. Muitos, revoltados com a política, simplesmente se abstiveram; outros votaram em branco ou nulo. A explicação para isso é falta de representação!

É bem verdade que o novo sistema eleitoral acaba prejudicando, também, os bons políticos, aqueles que trabalham e representam bem a sociedade, mas está cada vez mais consolidado que vivemos sob uma nova segmentação, com grupos organizados que elegem seus próprios legisladores, como os professores e evangélicos, por exemplo, além dos grupos que escolhem como representantes aqueles políticos que incorporam suas causas sociais, como a questão animal e dos movimentos LGBTQIA+.

Para este colunista, apesar do comprometimento por conta da pandemia, a sociedade aracajuana quis também dar uma resposta ao parlamento, por falta de representação. Dos atuais 24 mandatários, apenas nove foram reeleitos. Muitas pessoas não votaram em ninguém! Estão cansadas, decepcionadas e preferem não dar mais um voto de confiança. É uma decisão que não contribui para a democracia e ainda pode favorecer a candidaturas que costumam abusar do poder econômico.

Mas muita gente que também investiu alto em 2020, conheceu o “troco” da população, que prometeu e não cumpriu, não votou! Muitos se sentiram enganados, traídos, ludibriados porque não tiveram o retorno do investimento feito. Sentiram na pele agora, a mesma sensação que tem o eleitor que aposta em boa representação quando vai para a urna eletrônica e depois só acumula decepções. A eleição deste ano trouxe diversos ensinamentos para alguns políticos…

Focando no parlamento municipal de Aracaju, se a tese de algumas pessoas que só mudaram as “embalagens” se confirmar, se continuarmos com um parlamento omisso aos problemas que afligem a sociedade e apenas “dando amém” para o prefeito reeleito Edvaldo Nogueira (PDT), que ninguém se engane: teremos mais renovação no pleito de 2024! É importante que prevaleça a harmonia entre os poderes, mas é fundamental que a independência entre eles seja real. O povo agradece…

Veja essa!

Muitas são as especulações em torno do futuro do governador Belivaldo Chagas (PSD). Ontem veio à informação do Faxaju que o “galeguinho” só definirá se disputará a vaga de senador da República, em 2022, mais adiante.

E essa!

Este colunista não tem acesso a este tipo de informação ou planejamento, mas para disputar o Senado, Belivaldo teria que deixar o comando do governo seis meses antes da eleição de 22, ou seja, para este colunista, o mais provável é que ele fique no Executivo até o final…

Mitidieri e Laércio

Uma candidatura de Belivaldo ao Senado é ainda mais improvável porque, com ele disputando a vaga, restariam apenas dois outros espaços na chapa majoritária para acomodar tanta gente, lembrando que Fábio Mitidieri (PSD) e Laércio Oliveira (PP) podem disputar o governo e/ou o Senado.

Ulices é consenso

Entre alguns aliados do governo e até setores da oposição o nome que cairia como uma espécie de consenso seria o do conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices Andrade. Ele não manifestou nada neste sentido ainda, mas seu nome é ventilado em todas as rodas políticas e não encontra resistências.

Rogério pode disputar

Quem também vem sendo muito cotado para enfrentar uma candidatura governista é o senador Rogério Carvalho (PT). Como seu mandato atual segue até 2026, para muita gente o petista é candidato natural ao governo e pode liderar a oposição, caso haja um rompimento com Belivaldo.

Exclusiva!

A coluna tomou conhecimento que os órgãos fiscalizadores já estão monitorando um grande acordo que vem sendo costurado por uma prefeitura municipal, não muito distante de Aracaju, e uma empresa prestadora de serviços, A informação é que um político estaria articulando esse entendimento, de olho no futuro.

Bomba!

Trata-se de uma execução fiscal de uma dívida superior a R$ 2,4 milhões, mas que o prefeito fez “um acordo” para a empresa pagar apenas R$ 171 mil (6,97% do valor da dívida)! Os órgãos de controle estão monitorando porque se trata de uma dívida de ISS da empresa com a gestão e o prefeito assinou o “acordão” sem consultar a Procuradora do Município. Sei não…

Vieira de volta I

Atendendo a uma decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), através de seu presidente, vereador Josenito Vitale (PSD), empossou na manhã dessa terça-feira (1º), o primeiro suplente de vereador de Aracaju, o Sargento Jorge Vieira (Cidadania), para exercer o mandato até o próximo dia 31, quando termina a atual legislatura.

Vieira de volta II

Sargento Vieira foi empossado pela segunda vez. Em setembro ele substituiu o vereador Jason Neto (in memoriam), mas por decisão judicial, foi afastado graças a uma ação movida pelo Diretório Municipal do PDT, alegando suposta infidelidade partidária cometida por Vieira.

Vieira de volta III

A defesa argumentou e o Tribunal reconheceu, por maioria, que o PDT cometeu grave discriminação contra seu filiado. Vieira não era convidado para as reuniões e o partido o discriminava. Por isso a questão de infidelidade defendida não foi reconhecida pela maioria do Tribunal.

Ingratidão

“Quero honrar cada voto que me foi confiado em 2016 e também para o amigo Jason Neto (in memoriam). Quero apenas a oportunidade de terminar com dignidade essa legislatura, mesmo com toda a perseguição do pessoal do PDT, legenda que tanto defendi e ajudei a crescer. Mas, mesmo com toda ingratidão, a justiça me deu razão e nós vamos fazer o nosso trabalho”, disse Vieira, agradecendo o tratamento atencioso que recebeu do vereador Josenito Vitale (PSD).

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também