Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

MAGUITO VILELA FEZ CIRURGIA CONTROLAR SANGRAMENTO PULMONAR

122

Maguito Vilela (MDB), prefeito eleito de Goiânia, passou por uma cirurgia durante a madrugada desta sexta-feira (11), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado se recuperando de complicações da Covid-19. Segundo o médico Marcelo Rabahi, que acompanha o paciente, o político fez um procedimento para controlar o sangramento pulmonar que sofreu na noite anterior.

De acordo com Rabahi, inicialmente, o sangramento foi drenado, mas a situação não foi contida. Por isso, foi necessário realizar a operação para contornar o problema.

“Ele teve um hematoma (sangramento pleural) que foi drenado, e isso foi insuficiente para controle do quadro. Então foi decidido por uma vídeotoracoscopia. Com isso foi controlado o sangramento”, afirmou o médico.

O pneumologista destacou ainda que Maguito está sedado e com medicação para controle da pressão. Destacou também que o quadro atual do prefeito eleito “está estável agora, mas mais grave que antes”.

Sangramento

Boletim divulgado pelo hospital na noite de quinta-feira (10) informava que Maguito apresentou sangramento pulmonar e “nova instabilidade hemodinâmica”. Diante disso, precisou fazer exames. Posteriormente, passou pela cirurgia.

G1 contatou a assessoria do hospital na manhã desta sexta-feira (11), por mensagens de texto, enviadas às 6h49 e às 8h16, solicitando atualizações sobre o quadro clínico de Maguito, e aguarda retorno.

Ainda na quinta-feira, Daniel Vilela, filho de Maguito e presidente do MDB em Goiás, havia dito que o pai, durante uma visita, “demonstrou uma plena consciência em relação à eleição e ao fato de ser o prefeito eleito”. Na ocasião, Daniel também disse que, quando informado sobre o assunto, Maguito “deu um sorriso e fez um gesto afirmativo”.

Em boletim divulgado pelo hospital no dia anterior, quarta-feira (9), constava que Maguito estava traqueostomizado, com ventilação mecânica em modo protetor e diálise contínua, para auxiliar o funcionamento dos rins. Além disso, apresentava “períodos prolongados de despertar”.

Histórico de internação

O político testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia.

Em 27 de outubro, ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, foi transferido para São Paulo.

Em 30 de outubro, Maguito foi entubado, pela primeira vez, após piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, ele voltou a respirar sem o equipamento. O político apresentou piora e voltou à ventilação mecânica em 15 de novembro, dia da votação. Dois dias depois, o candidato iniciou o tratamento respiratório com ECMO, uma máquina que imita as funções dos pulmões.

Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. Depois de dois dias, a ECMO foi retirada.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de 10 dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí, cidade natal do político, localizada no sudoeste de Goiás.

Leia também