Aracaju, 28 de março de 2024

ITPS ORIENTA CONSUMIDORES PARA A COMPRA DE PRODUTOS DAS CEIAS DE FIM DE ANO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Órgão Delegado do Inmetro pede atenção no que diz respeito ao peso dos produtos

Com a proximidade dos festejos de fim de ano, os consumidores lotam os estabelecimentos comerciais em busca dos produtos típicos das ceias. Mas na hora da compra, é preciso se atentar para o peso do produto e garantir que está levando a quantidade pela qual se pagou. Neste sentido, o Instituto Tecnológico é de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro, orienta os cidadãos para o momento da compra.

De acordo com a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, na hora de comprar peixe congelado pré-embalado, o consumidor deve se atentar para o peso líquido. “Ao comprar bacalhau, por exemplo, observe o peso líquido, que deve aparecer, de forma clara, no rótulo do produto. O peso líquido é o peso do produto isolado, sem considerar o peso da embalagem e da camada de gelo que protege o produto”, explica.

A mesma regra vale para aves e suínos congelados. “Pernil, peru e chester devem estar nas prateleiras devidamente etiquetados, apresentando a informação do peso líquido, que é quantidade real do produto”, completa.

Produtos pré-embalados

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida Machado, acrescenta que também é preciso atenção com os produtos pré-embalados típicos do Natal.

“Esses itens são embalados fora presença do consumidor e etiquetados pelos fabricantes ou pelo próprio estabelecimento. Frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco, pro exemplo, também devem trazer, de maneira clara, o peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara)”.

No caso de produtos imersos em líquidos, como sardinha e ervilhas em lata, palmito em conserva e frutas ou doces em calda, devem ser indicados os pesos líquido e o drenado. “As embalagens devem trazer o peso drenado, que é quantidade do produto principal, e o peso líquido, que é a quantidade do produto principal mais o líquido”, detalha Maria Inêz.

Os panetones, espumantes, vinhos e chocolates, muito procurados nessa época, devem informar, na vista principal do produto, a quantidade que está sendo comercializada.

Dúvidas e denúncias

O ITPS tem um canal especial – a Ouvidoria – para que os consumidores esclareçam dúvidas ou façam denúncias. O contato pode ser feito por meio do telefone (79) 3179 8055 e do email ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento presencial é feito na sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Foto assessoria

Por Verlane Estácio

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também