Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

ENERGISA REALIZA AÇÃO DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA NO ESTADO DE SERGIPE

6

A Energisa Sergipe realizou nesta quarta-feira, 23 de dezembro, uma ação de combate ao furto de energia na região da Orla da Atalaia. O operação envolveu 20 equipes técnicas da Energisa, que estiveram acompanhadas da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística, para que fossem identificadas possíveis irregularidades e, caso necessárias, realizadas autuações.

Aproximadamente 30 irregularidades foram encontradas, incluindo 2 pousadas, espaço de eventos e casas de grande porte. Ações como essa buscam zelar pela segurança da população e pela qualidade dos serviços prestados.

Vale ressaltar que desvio de energia é crime previsto em lei, tipificado nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro e a pena para esses crimes varia de um a quatro anos de prisão.

Somente este ano, já foram realizadas mais de 20,2 mil inspeções, sendo 7,4 mil irregularidades confirmadas. Foram recuperados 27 GWh (Gigawatt-hora) de energia, que equivale a aproximadamente R$ 19 milhões e daria para abastecer, por exemplo, o município de Itabaiana durante 3 meses.

Além dos prejuízos financeiros, o desvio de energia oferece risco de morte a quem faz e a quem está próximo e também compromete o fornecimento de energia na região explorada. É importante destacar também que os custos com desvio de energia refletem no valor da conta dos clientes.

Em caso de suspeita de desvios de energia elétrica, a população pode denunciar de maneira anônima através do telefone 0800 079 0196.

Foto assessoria

Por Regiane de Andrade Sa

Leia também