Aracaju, 28 de março de 2024

Já vão tarde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
19

Por Adiberto de Souza

Em 44 municípios sergipanos os atuais prefeitos só têm até esta quinta-feira para concluírem a arrumação das gavetas e darem no pé. Muitos deixarão uma herança maldita para os sucessores. Nas cidades onde as administrações foram catastróficas, a população festeja a chegada dos novos gestores, esperando que eles consertem os erros e recoloquem as prefeituras nos trilhos. Não será tarefa fácil, pois, além das dificuldades financeiras, receberão a crise da saúde provocada pela pandemia, uma praga que já matou quase 200 mil brasileiros. Só em Sergipe já são quase 2.500 óbitos. A expectativa é que, apesar do negacionista Jair Bolsonaro, o Brasil comece a vacinar contra a Covid-19 na metade do 1º semestre. Caso isso ocorra, os novos prefeitos poderão pensar em organizar as administrações a partir de julho, visando terminar 2021 com as casas mais ou menos arrumadas. Aqueles que conseguirem esse feito, poderão começar a pagar as promessas de campanha em 2022, de olho na reeleição dois anos depois. Quem não conseguir sair do atoleiro, vai penar até o dia do bota fora, em 31 de dezembro de 2024. Misericórdia!

No estaleiro

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) contraiu coronavírus pela segunda vez. A primeira foi em maio passado quando ela, uma irmã e a mãe testaram positivo para a covid-19. A petista informou que os sintomas são leves e que se encontra em isolamento social. Eliane voltou a pedir aos sergipanos para redobrarem os cuidados: “Compreendam que, mesmo já tendo sido infectado pelo coronavírus, é possível testar positivo novamente”, disse, citando ela mesmo com exemplo. Melhoras!

Saco de gatos

O MDB parece mais uma orquestra desafinada. Enquanto o deputado federal Fábio Reis, presidente estadual do partido, se esforça em busca da união, algumas lideranças querem ver a sigla pelas costas. Os deputados estaduais Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães só não deixam ainda a legenda para não perderem os mandatos. O ex-governador Jackson Barreto é outro com as malas prontas. Ele não aceita ver o seu MDB velho de guerra paparicando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Crendeuspai!

Muda de mãos

O ex-deputado federal André Moura (PSC) confirmou ter tomado o comando do PSL do deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB). Moura pretende deixar a presidência do partido dos peixinhos para se filiar à sua nova legenda. Falastrão enquanto candidato a prefeito de Aracaju, Rodrigo ainda não deu um pio sobre a perda do PSL, que estava sendo dirigido pelo irmão Fábio. Aliás, se não souber tanger o gado, o mancebo corre o risco de perder também a direção do PTB sergipano. Marminino!

QI de quem indica

Conselho a quem sonha em conseguir um bem pago emprego federal em Sergipe: procure os deputados federais Valdevan Noventa (PSC), Gustinho Ribeiro (SD), Laércio Oliveira (Progressistas), Fábio Reis (MDB) e Bosco Costa (PL). Apoiadores do governo Bolsonaro, estes parlamentares dispõem do QI de quem indica. Portanto, sem o “taokey” deles o suplicante não punga num bom cargo comissionado federal nem que a vaca tussa. Arre égua!

Só rindo!

Vira e mexe, o Tribunal de Contas de Sergipe critica e promete punir prefeitos com salários superiores a R$ 20 mil. De fato, é um absurdo ver gestores de municípios pobres abocanhando tanta grana. O problema é que quem ganha um xibilhão, como os distintos conselheiros do TCE, não tem moral para chamar os prefeitos de marajás. É o sujo falando do mal lavado. Cruz, credo!

Fica para depois

A pandemia da Covid-19 fez o PSB adiar o congresso nacional marcado para o início de 2021e que visava renovar suas direções nacional e estaduais. Com essa decisão, ficam mantidas todas as executivas, a exemplo da de Sergipe, que é presidida pelo ex-deputado federal Valadares Filho. O pai dele, ex-senador Antônio Carlos Valadares também permanece como membro da direção nacional do PSB até segunda ordem. O partido só pretende realizar o próximo congresso no 2º semestre de 2021, quando espera que a vacina já tenha reduzido a propagação do coronavírus no Brasil. Tomara!

Viola no saco

Comenta-se nas esquinas de Sergipe que o governo falhou feio ao não rebater os ataques ao seu antipático projeto de lei dobrando as taxas cobradas pelo Detran. Enquanto a oposição fazia o maior escarcéu nas redes sociais contra a propositura, o Executivo assistia a tudo pianinho. Segundo ainda as línguas ferinas, o desgaste à imagem do governador Belivaldo Chagas (PSD) e dos deputados governistas teria sido bem menor se as críticas da oposição tivessem sido respondidas à altura e em tempo hábil. Como já dizia Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. Home vôte!

Abaixo o preconceito!

Pesquisa de “Gênero e Número” mostra que 51% dos LGBT+ já sofreram algum tipo de agressão. Entre quem disse ter sido vítima, as mulheres lésbicas foram o maior grupo (57%), seguidas por trans e travestis (56%), gays (49%) e bissexuais (44,5%). Segundo a consulta popular, as formas mais comuns de agressão foram violência verbal (94%), tratamento discriminatório (56%), assédio moral (54%) e violência física (13%). Desconjuro!

Hora da colheita

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), termina o mandato inaugurando obras. Estão agendadas para esta quarta-feira, as inaugurações de um Centro de Iniciação ao Esporte, duas Unidades Básicas de Saúde e um Centro de Referência da Assistência Social. No convite à população para prestigiar os eventos, Valmir afirma que “vamos encerrar a nossa gestão com trabalho”. Então, tá!

Presente musical

E o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) está festejando a chegada de 54 novos instrumentos musicais para a Filarmônica Euterpe Maruinense. É que o presente de Natal aos músicos foi possível graças à uma emenda parlamentar apresentada pelo tucano. Composta por 40 integrantes e mantendo uma escola com 35 alunos, a filarmônica de Maruim tem como maestro o competente Beethoven Sales. Maravilha!

Recorte de jornal

Publicano no jornal Correio de Aracaju, em 31 de janeiro de 1920.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também