12/01/21 - 17:02:09

MNSL REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS EM SERGIPE

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes contabilizou, de janeiro a dezembro de 2020, um total de 5.258 partos. Desses, 710 correspondem a adolescentes na faixa etária entre 10 e 19 anos, uma média de 59 partos por mês. No mesmo período de 2019, foram registrados 5.234 nascimentos, sendo 775 partos em adolescentes, contabilizando uma média de 65 partos mês. Já no ano anterior (2018), a instituição registrou 5.491 partos e destes, 1.003 foram realizados em adolescentes.

A adolescência é uma fase da vida quando ocorrem modificações corporais e psicológicas nas meninas e nesse período raramente a gravidez é planejada, o que provoca, consequentemente, mudanças significativas na vida da jovem. “O serviço de apoio multidisciplinar garante à paciente suporte necessário durante a internação e o serviço de psicologia é ofertado de forma acolhedora”, disse a psicóloga Taís Fonseca Menezes Oliveira, ao informar que a Maternidade tem um papel primordial por acolher jovens puérperas orientando e preparando emocionalmente essas adolescentes a continuarem a vida cuidando de seus filhos.

Para o médico Almir Santana, gerente do programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, o método mais eficaz continua sendo a camisinha. “Não sou contra os anticoncepcionais, mas sem camisinha ele não tem validade. O adolescente pode contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível, ou seja, só previne a gravidez e às vezes se atrapalham por não ter uma rotina regrada sobre a ingestão dos anticoncepcionais”, destaca.