Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Yeda Maranhão integra a ala de compositores do Salgueiro e já foi indicada ao Grammy Latino. Aos 76 anos, ex-doméstica lembra infância difícil

06

Nascida em São Luis no Maranhão, Yeda tem 76 anos e mora no Rio de Janeiro. A artista, que foi comparada à cantora Alcione durante sua apresentação nas Audições às Cegas, bateu um papo com o Gshow, nos bastidores do programa. Integrante da ala de compositores do Salgueiro, ela lembra infância difícil e recomeço no Rio de Janeiro.

“Onde morava, não tinha luz elétrica. Depois, tive meus filhos, o pai deles me abandonou e vim para o Rio trabalhar em casa de família para ajudar minha mãe, que ficou com meus filhos. Graças a Deus, encontrei uma grande patroa, a Dona Beatriz, que me ensinou tudo e me levou em um lugar para cantar. Dali, foi me dando mais vontade”, conta Yeda.

Recomeço no Rio de Janeiro

“Chegando ao Rio, fui doméstica. Como cantava ao lavar roupa, minha patroa me levou à Boate Plaza para que eu pudesse me apresentar. A vida foi melhorando, fiz curso de cabeleireira, manicure e corte e costura. Tanto é que, minhas roupas, sou eu quem faço. Depois, me tornei sambista.”

Salgueiro + Grammy Latino

“Sou compositora do Salgueiro. Já fui integrante da velha guarda e diretora da ala de compositores. Em 2004, fomos para os Estados Unidos e pisamos no tapete vermelho. Fomos indicados ao Grammy Latino.”

The Voice +

“Pra mim, é como se tivesse nascido hoje, porque há muitos sanos que venho lutando pela minha carreira e, graças a Deus e ao The Voice +, estou aqui, aos meus 76 anos. Um privilégio muito grande.”

Compositora

 

“Desde criança. Esse DNA vem do meu pai, que era amo do bumba meu boi no Maranhão. Eu andava junto com ele pra onde ele ia e, como ele era repentista, aprendi a compor qualquer tipo de música. Tenho muitas músicas de forró, samba, pagode, já fiz até funk.

 

“Tenho 12 CDs autorais gravados com dinheiro do meu bolso. Já gravei música com Arlinho Cruz e Almir Guineto.”

 

Um sonho

“Cantar com alcione, ela canta muito.”

 

Fonte/Foto: globo.com

 

Leia também