Aracaju, 10 de julho de 2025
Search

Risco de temporal é alto em várias áreas do Brasil nesta segunda

7

Há alguns dias uma faixa de nebulosidade cobre todo o Norte do Brasil, áreas de Goiás, Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo. A chuva nestas regiões ainda não dá trégua. A Zona de Convergência Intertropical está próximo a costa Norte, reforçando a instabilidade também sobre o Pará, Amapá, Maranhão e Piauí e oeste da BA.

Condições do tempo para segunda 22/2/2021

O tempo fica firme, com sol e sem previsão de chuva no sul Rio Grande do Sul, centro-sul de Mato Grosso do Sul, oeste de SP e entre o leste de Santa Catarina e centro-norte e leste do Paraná. As capitais Florianópolis e Curitiba não devem ter chuva hoje. Porto Alegre pode ter uma chuva isolada, mas sem grandes volumes.

Tempo firme também no centro-norte da Bahia e nas áreas do interior entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do Sul e de SP, sol com aumento de nuvens e pancadas rápidas de chuva no fim do dia. Na Grande SP a chuva pode vir mais grossa em alguns pontos, mas não há expectativa para grandes temporais.

Muita chuva é prevista ainda no sudeste de Minas Gerais, na região da Zona da Mata Mineira, extremo norte do RJ e sul do Espírito Santo. A Zona de Convergência Intertropical atua forte sobre Amapá e costa do Pará, deixando o tempo fechado, com muita chuva. Muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia entre o norte e leste do Amazonas, o restante do Pará e norte e oeste do Maranhão. Oeste do Acre ainda permanece com muita nebulosidade e também chuva a qualquer momento do dia.

Nas demais áreas, nebulosidade variável e panadas de chuva durante a tarde e a noite.

Riscos previstos para segunda 22/2/2021

Na faixa onde persiste a nebulosidade, principalmente entre a zona da mata mineira, centro-norte de Minas Gerais, de Goiás, Tocantins até o Pará, há risco de temporais com raios, rajadas de vento e chuva moderada a forte.

Especialmente o leste do Amapá e no nordeste do Pará ficam em alerta máximo para ocorrência de temporais resultando em chuva volumosa. Há também risco de temporais no AC e sul de RO. Atenção para baixa umidade relativa do ar no interior de PE e norte da BA.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Assessoria de Comunicação da Climatempo

 

Leia também