Aracaju, 29 de março de 2024

Racismo é temática do Sarau no Coreto foi realizado no sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Na noite deste sábado, 27/02/21, aconteceu a 42ª edição do Sarau no Coreto, Monte Alegre de Sergipe, através da plataforma do Google Meet. Os participantes se debruçaram sobre a temática “Vidas Negras Importam: racismo, não!”.

Trazer a temática do racismo novamente para o Sarau é de fundamental importância, pois ainda é lamentável convivermos com tamanha covardia dentro da nossa sociedade e este espaço tem o dever de evidenciar esta e outras temáticas que ceifam vidas.

A conversa iniciou com a leitura de algumas estrofes do cordel “Coisa de Preto” da cordelista Daniela Bento, participante da edição, e de alguns trechos da obra “Pequeno Manual Antirracista” de Djamila Ribeiro para entendermos o papel do escravizado e não do escravo.

Após a leitura Daniela Bento fez uso da palavra e trouxe novos olhares e referência à Beatriz Nascimento, Carolina de Jesus, Maria Firmina, Conceição Evaristo e demais figuras importantes dessa caminhada.

A conversa foi acontecendo e poemas de Santo Souza, Tobias Barreto e de autoria de alguns dos presentes foram sendo recitados.

A edição contou também com a participação de alguns membros da Plêiade Cavalo-do-cão, Thaise Muller e Iva Melo diretora e coordenadora do Centro de Excelência 28 de Janeiro, do escritores Domingos Pascoal e Marcelo Moura, das escritoras Josinete Santos, Maria Teresa, Mavi e Gorete Lira e do músico e um dos idealizadores do Sarau Matheus Borges.

Sabemos que o caminho contra o racismo dentro da nossa sociedade ainda é longo, devido à ignorância e à falta de empatia existente em nossa vida. Mas não podemos deixar que a luta de homens e mulheres negros e negras por uma sociedade respeitosa e equânime seja esquecida. É nosso dever continuar ecoando a voz contrária ao racismo.

Foi nesse embalo de resistência que realizamos a edição do Sarau no Coreto. Convidamos a todos (as) a participarem da próxima edição em março para discutirmos sobre a situação dos animais que vivem nas ruas da nossa cidade.

Vida longa ao Sarau no Coreto! Diga não ao Racismo!

Carlos Alexandre N. Aragão

Idealizador do Sarau no Coreto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também