Aracaju, 28 de março de 2024

Governo promove testagem da Covid-19 nos municípios do interior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Testagem continua nesta sexta-feira, 05, em Pinhão; no sábado, 06, em Itaporanga e, durante as próximas semanas, em Malhador, Frei Paulo, Pirambu, Amparo do São Francisco, General Maynard, Maruim e em São Francisco

O governo do Estado realiza nesta quinta-feira (04), em Pacatuba, a testagem da Covid-19, com o objetivo de identificar novos infectados e aferir a transmissibilidade do vírus naquele município, que tem registrado alta na taxa de óbitos. Outros nove municípios também receberão a mesma ação, que é feita em parceria com as gestões municipais e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Até a manhã desta quinta-feira, foram distribuídas 200 senhas pela Secretaria de Saúde de Pacatuba, mas o município está preparado para realizar 400 testes. Cada cidadão fará o teste rápido e o RT-PCR, segundo informou a secretária municipal de saúde de Pacatuba, Maria Silva Menezes, acrescentando que a UFS precisa de 383 para pesquisas.

O representante do comitê científico da UFS, professor Lysandro Borges, considera de extrema importância fazer a triangulação para compreender o que está acontecendo nos 10 municípios que apresentam uma crescente no número de óbitos.

O município de Pacatuba registrou nos últimos meses queda na testagem da Covid-19 junto com outros municípios, mas a secretária municipal de saúde, Maria Silva Menezes, creditou a causa a não adesão da população aos testes. “Nós temos uma unidade exclusiva para a testagem da Codiv-19, a oferta é diária, mas as pessoas estão resistentes a fazer os exames”, declarou.

Na parceria, à Secretaria de Estado da Saúde cabe fornecer os insumos e o processamento dos exames pelo Laboratório Central de Sergipe, enquanto a UFS fica com a tarefa de coletar as amostras e os municípios com a logística e mobilização da população.

A testagem continua nesta sexta-feira, 05, em Pinhão; no sábado, 06, em Itaporanga; na segunda, 08, Malhador; na terça, 09, Frei Paulo; na quarta, 10, Pirambu; na quinta, 11, Amparo do São Francisco; na sexta, 12, General Maynard; no sábado, 13, Maruim e na terça-feira, 16, em São Francisco.

Fonte e foto ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também