Aracaju, 29 de março de 2024

PACIENTES TRANSPLANTADOS REALIZAM ATO PARA COBRAR MEDICAMENTO EM FALTA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pacientes renais transplantados realizaram na manhã desta sexta-feira (05)  um ato em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Aracaju, para reivindicar um medicamento que está em falta desde janeiro.

Os s manifestantes alegam que o motivo do ato é a falta há quase três meses do remédio ‘Tacrolimo’, um imunossupressor que serve para evitar a rejeição de órgãos transplantados.

De acordo com o grupo, cerca de 115 pessoas estão enfrentando o mesmo problema, que ocorre durante a pandemia do novo coronavírus.

O remédio é o Tacrolimo, de 1 e 5 miligramas, indicado para evitar a rejeição de órgãos após o transplante. De acordo com os manifestantes, os custos por caixa podem chegar a R$ 3,5 mil.

SES

Em nota, a SES informou que recebeu na manhã, desta sexta-feira, 5, representantes da Associação dos Renais Crônicos de Sergipe para dialogar e esclarecer sobre a falta do medicamento Tacrolimo (1mg e 5mg). “De acordo com a legislação vigente, a aquisição desse medicamento é centralizada pelo Ministério da Saúde que envia às secretarias dos estados. No entanto, o Ministério da Saúde, por diversas vezes, não entrega esses medicamentos gerando consequências sérias a saúde pública aqui em Sergipe”, diz a pasta da Saúde.

A Secretaria da Saúde informou também que vem cobrando do Ministério da Saúde agilidade no envio do medicamento e solicitando prazo/previsão mais célere para envio do remédio para Sergipe .

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também