Política
SEBRAE
   *PLENÁRIO/BRAYNER
   Agricultura
   Artigos
   Carnaval
   Cidade
   Economia
   Educação
   Eleições 2010
   Emprego
   Entrevista
   Esportes
   Eventos
   Geral
   Governo
   Interior
   Internacional
   Justiça
   Nacionais
   Novelas
   Polícia
   Política
   Regionais
   Saúde
   Sociedade
   Tecnologia
   Turismo
   TV
   Veiculos
   Vídeos e áudios
   Plenário - Brayner
 
 
Publicado em: 09/02/2010 07:32:19
LULA ENVIA AO CONGRESSO PROJETO PARA PUNIR EMPRESA ENVOLVIDA EM CORRUPÇÃO

Multas podem chegar a 30% do faturamento bruto das empresas. Projeto prevê até extinção da pessoa jurídica em caso de irregularidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira (8) ao Congresso Nacional projeto de lei que prevê punições financeiras e cíveis a empresas envolvidas em corrupção. Segundo o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, atualmente o país dispõe de poucos mecanismos para coibir os corruptores e os dispositivos legais não atingem o caixa de empresas inidôneas.

“O projeto vai permitir que se alcance o patrimônio dessas empresas para punir o corruptor. Hoje não temos mecanismos para isso. A punição fica restrita a incluir a empresa no cadastro de idoneidade. Outro caminho é pela lei da improbidade administrativa, mas esse caminho é longo e penoso. Fora isso, temos a punição do código penal que serve para as pessoas físicas. Não dá para colocar na cadeia as pessoas jurídicas”, disse Hage.

Na proposta do governo, a pessoa jurídica responderá objetivamente, nas esferas administrativa e cível, pelos atos de corrupção que cometer, em seu interesse ou benefício, contra a administração pública. O patrimônio da empresa poderá ser atingido para efeito de ressarcimento dos prejuízos causados. 

  • Aspas

    As boas empresas são interessadas na aprovação desse tipo de lei porque valoriza sua imagem, mas não sei se o projeto será aprovado neste ano, já que faltam pouco mais de quatro meses para o início das eleições

Entre as novas punições previstas estão multa de 1% a 30% do faturamento bruto, impedimento de receber benefícios fiscais, suspensão parcial de atividades ou mesmo extinção da empresa, dependendo da gravidade do ilícito praticado. Atualmente, a principal sanção aplicável às pessoas jurídicas é a declaração de inidoneidade, que proíbe a empresa de participar de licitação e de manter contratos com a administração pública.

Segundo Hage, a punição máxima sobre o faturamento (30%) só será aplicada em casos extremos. Ele disse ainda que, em valores absolutos, as multas devem variar entre R$ 6 mil e R$ 6 milhões. “Apenas em casos extremos a punição pode chegar a 30% do faturamento. Normalmente, a Justiça aplica multas de, no máximo, 10% do faturamento como penhora”, explicou. 


O projeto vai permitir que se alcance o patrimônio dessas empresas para punir o corruptor. Hoje não temos mecanismos para isso. A punição fica restrita a incluir a empresa no cadastro de idoneidade. Outro caminho é pela lei da improbidade administrativa, mas esse caminho é longo e penoso. Fora isso, temos a punição do código penal que serve para as pessoas físicas. Não dá para colocar na cadeia as pessoas jurídicas 

A extinção da empresa só deve ocorrer quando for constatada que seus proprietários a usavam como laranja para manter esquemas de corrupção. 

Questionado se a lei se aplicaria a casos antigos de corrupção em licitações e contratos, Hage explicou que a proposta só terá eficácia depois de aprovada e, portanto, não poderá retroagir para punir corruptores.

Ele disse ainda que acha difícil a aprovação do projeto neste ano por conta do calendário eleitoral. “As boas empresas são interessadas na aprovação desse tipo de lei porque valoriza sua imagem, mas não sei se o projeto será aprovado neste ano, já que faltam pouco mais de quatro meses para o início das eleições”, avaliou.

Segundo o ministro, se o projeto já fosse lei muitas das empresas inscritas no cadastro de idoneidade da CGU teriam que restituir valores ao Estado e multas elevadas.

 
 
Publicado em: 04/09/2010
ZÉ EDUARDO AFIRMA QUE NÃO CONHECE FILIAÇÃO DE FALSO PROCURADOR DE VERÔNICA
Publicado em: 04/09/2010
Valadares Filho prestigia desfile cívico em Simão Dias
Publicado em: 04/09/2010
Contador envolvido no vazamento de dados da Receita era filiado ao PT
Publicado em: 04/09/2010
INAUGURAÇÃO DO INSTITUTO ACM VIRA ATO POLITICO NO ESTADO DA BAHIA
Publicado em: 03/09/2010
Lula: ajuste fiscal é aumento de imposto e corte de salários
Publicado em: 02/09/2010
PRIORIDADE NO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS
Publicado em: 02/09/2010
LIMITE DE TERRA: IRAN APOIA PLEBISCITO
Publicado em: 02/09/2010
VALADARES FILHO VISITA A REGIÃO NORTE
Publicado em: 02/09/2010
MINISTRO TURISMO DESTACA ESTADO SERGIPE
Publicado em: 01/09/2010
VEREADOR REIVINDICA UNIDADE MÓVEL SAÚDE
 
 
 
05:58 - Cidade na Bahia adota toque de recol
 
 
05:48 - Dilma, Serra e Marina comentam quebr
 
 
05:40 - BOQUIM:PROFESSORES IMPEDIDOS DE PROT
 
 
05:32 - MARUIM: SERVIDORES DA SAÚDE SEM SALÁ
 
 
05:02 - Pela Série D, Santa Cruz-PE vence pa
 
 
21:00 - ENTREVISTA: JOÃO ALVES FALA EM PROJE
 
 
 
Editor: Diógenes Brayner - Secretário: Manoel Pereira - Redator Chefe: Munir Darrage - Webmaster: Márcio Brayner - Diretor Comercial: Renata Brayner - FAXAJU © 2008 - Av. Gonçalo Prado Rolemberg - 1157 - Centro - Tel: (79) 3211-8537 E-mail: faxaju@faxaju.com.br - Aracaju - Sergipe - Brasil