Aracaju, 28 de julho de 2026

Aracaju, 30 de maio de 2026

Search

PM realiza intervenção para destruição de artefatos explosivos (Foto ascom PM)

_______________________________23e7

Os explosivos foram conduzidos a local seguro para a intervenção, na qual foram detonados dez artefatos

O Esquadrão Antibombas do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar de Sergipe (COE) foi acionado, na manhã dessa terça-feira, 13, para realizar a destruição segura de dez artefatos explosivos em Tobias Barreto, a 127 km da capital. As bombas foram apreendidas em ocorrência policial no município de Poço Verde, cidade localizada a 55km de Tobias Barreto.

A equipe de especialistas se deslocou para o local, levando uma “tolva” (equipamento para transporte de explosivos), a fim de tornar mais seguro o transporte dos artefatos para um local próprio para detonação sem risco para nenhum cidadão. Os artefatos estavam prontos para utilização em práticas criminosas e apresentavam risco altíssimo para a sociedade e para os policiais que estavam próximos desse material.

A principal missão do COE em ocorrências com bombas e explosivos é salvar vidas, depois o patrimônio e, por último, as evidências, de acordo com a doutrina nacional antibombas. Por esses motivos, os artefatos foram devidamente avaliados e destruídos, obedecendo a normas do Exército Brasileiro. O relatório de incidente será enviado aos órgãos da Secretaria de Segurança Pública, responsáveis pela perícia e investigação dos delitos relacionados com o material explosivo.

Recomendações da PM

Em ocorrências com bombas ou explosivos nunca se deve tocar, mexer ou remover os artefatos. A recomendação é isolar o local e chamar a unidade especializada em explosivos por meio do 190. Esse procedimento é de extrema importância para a segurança de todos.

A ação do primeiro interventor (primeira pessoa que avista o cenário do ocorrido) é crucial para fazer valer a doutrina e, com isso, preservar vidas. Lembrando que, a unidade especial habilitada a destrinchar situações de artefatos explosivos é o Esquadrão Antibombas da Polícia Militar do Estado.

Fonte: PM/SE

Leia também