DIÓGENES BRAYNER – [email protected]
Situação e oposição deram uma boa trégua durante esse período de apresentação de emendas. E foi legal isso. Pelo menos civilizado e naturalmente republicano. Ninguém pode se queixar da boa vontade. Nem de um lado e nem de outro. Quando se coloca as necessidades do Estado em primeiro lugar, o consenso deve ser sempre uma obrigação natural para aqueles que o representam.
Não estão na arena gladiadores, mas representantes eleitos pelo povo para resolver os problemas que atingem a sociedade. E que, nos momentos mais decisivos do Estado, têm obrigação de estar presentes, independente da posição de situação ou oposição. Sergipe não pode depender das singularidades político-ideológicas, porque a sociedade será sempre prejudicada pelo grupo que escolheu e se fez adversário.
Seria difícil manter esse consenso em outras decisões de interesse do povo, mas deveria ser sempre assim, para que a vida do Estado e de sua gente alcançasse níveis políticos diferentes do que se assiste em algumas reuniões de condomínios. Sergipe não tem dono e nem detentores da verdade. Precisa de unidade para retornar às condições que tinha anteriormente, em que demonstrava consistência econômica, montada na prospecção de petróleo, na construção civil, na indústria canavieira e no comércio.
Hoje tem que manter essa estrutura, mesmo com o fim das usinas, queda na produção petrolífera e decadência na indústria têxtil. Se, com tudo isso, ainda houver um grupo político querendo prejudicar o outro, no que se refere à administração do Estado, Sergipe não chegará à recuperação econômica que necessita para manter a sociedade sem demonstrar o infinito distanciamento social.
É bom repetir essa dose de boa vontade para com o Estado, esquecendo que as divergências políticas podem sustentar interesses de grupos, mas provocam sérios danos à população.
JANTAR QUE NÃO EXISTIU
A informação é de um vereador de Capela: o presidente da Câmara do município, Adauto Sukita, pagou R$ 7.900 de um jantar para 130 pessoas.
Detalhe: o jantar não aconteceu.
NOTA PARA PAGAMENTO
Segundo estaria escrito na nota fiscal do restaurante, foram servidos 75 refrigerantes de dois litros, três mil salgadinhos e 200 garrafas de água mineral de 500ml.
O mais grave: a nota é assinada pela mulher de outro vereador.
DETALHE SOBRE O JANTAR
Toda essa denúncia sobre o jantar, com várias provas, será encaminhada ao Ministério Público, para que haja apuração rigorosa dos gastos.
Os documentos também serão enviado à Deotap.
DESVIADOS DOS COFRES
De acordo com apuração do site UOL, mais de R$ 10 bilhões foram desviados dos cofres municipais nesses últimos três anos, no Brasil.
Sinceramente, acho é pouco!
ELOGIOS A ANDRÉ MOURA
O governador Jackson Barreto (PMDB), em seu discurso na reunião de bancada, em Brasília, fez elogios ao líder do Governo no Congresso, André Moura (PSC).
Citou a forma republicana com que trata interesses de Sergipe.
EDVALDO TAMBÉM ELOGIA
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), fez a mesma coisa e relatou a ação de André Moura quando solicitado para ações em favor de Aracaju.
Edvaldo pediu que André colocasse emenda coletiva para a Capital.
SÉRGIO PODE IR PARA TURISMO
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, sinalizou que o ex-deputado Sérgio Reis, seu assessor especial no Ministério, poderia sucedê-lo no cargo.
Disse isso em conversa informal.
MINISTRO É CANDIDATO EM 2018
O ministro Marx Beltrão é deputado federal pelo PMDB de Alagoas e pretende disputar o Senado ou a reeleição e terá que deixar o Ministério do Turismo.
Sérgio é amigo de Marx e despacha em gabinete ao lado.
MAIS FILIAÇÕES À VISTA
O ex-deputado Jorge Alberto vai se filiar ao PPS apenas para participar da sigla, sem a pretensão de disputar mandato e sim fortalecer o partido.
Pode tentar mandato majoritário, caso seja necessário.
EX-DELEGADO VAI A DEPUTADO
O ex-delegado da PF, Kérsio Pinto, que já exerceu o cargo de Secretário da Segurança, também vai se filiar ao PPS em solenidade na cidade de Lagarto.
Pode disputar a Assembleia ou a Câmara Federal.
ESTADO SEMPRE TEM DIREITO
O deputado Adelson Barreto (PR) admite que o Estado sempre tem direito à emenda impositiva, embora no ano passado Sergipe ficou sem emenda.
– A escolha deste ano foi sensata tanto pela oposição quanto pela situação.
TEM QUE SE OLHAR PARA TODOS
Segundo Adelson Barreto, nesse momento tem que se olhar o Estado como um todo e não buscar beneficiar setores por interesses pessoais.
– Os ressentimentos devem ser deixados de lado em favor de Sergipe, disse.
PREFEITOS SAÍRAM CHATEADOS
Pelo menos dois prefeitos saíram chateados com a aprovação de emendas. O de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), e do de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB).
Ambos queriam emendas impositivas que foram prometidas.
FÁBIO TRABALHA PARA FEDERAL
Secretário de Turismo, Fábio Henrique (PDT), já começa a trabalhar a pré-candidatura a deputado federal, para as eleições do próximo ano.
A deputada estadual Silvia Fontes, sua mulher, vai para a reeleição.
QUESTÃO A SER DISCUTIDA
Quanto a integrar a chapa majoritária, Fábio Henrique diz que ‘essa questão deve ser discutida na hora certa’, com todo o grupo integrante da base aliada.
– Esse não é o momento para tencionar com vaga majoritária.
DISCUSSÃO COM PESQUISAS
Fábio Henrique admite que a avaliação para a chapa majoritária deve ser discutida com pesquisas, analisando quem tem voto e quem pode ajudar na composição.
Realmente, esse seria o melhor critério.
DISCUSSÃO SOBRE SUKITA
A possibilidade do ex-prefeito Manuel Messias Sukita filiar-se ao PTB – nada confirmado – gerou uma série de outras informações.
Por exemplo: que o PSB convidou Georgeo Passos para a legenda
ALBANO LANÇA LIVRO HOJE
O ex-governador Albano Franco lança hoje, às 18 horas, no Museu da Gente Sergipana, o seu livro “Artigos Globais & Outros Textos Esparsos”.
A venda será revertida para a Casa Maternal Amélia Leite.
Notas
Tasso quer renúncia – Segundo o site Justiça em Foco, um dia depois de o plenário do Senado ter decido devolver o mandato parlamentar de Aécio Neves (PSDB-MG), o senador Tasso Jereissati (CE), presidente interino do PSDB, defendeu que o mineiro renuncie à presidência do partido.
0x0
Dilma quer anulação – Dilma Rousseff, com base no depoimento de Lúcio Funaro, reiterou seu pedido para que o STF anule o processo de impeachment. O Antagonista, com base nos depoimentos de Marcelo Odebrecht, Feira e Dona Xepa, reitera seu pedido para que Dilma Rousseff seja presa.
0x0
Aécio plantou ódio – Lula afirmou ontem que o senador Aécio Neves, por ter “vendido ódio”, “plantou ódio e está colhendo tempestade”. Por decisão do Senado na noite de terça-feira, Aécio retomou o mandato, do qual estava afastado, e deixou o recolhimento domiciliar noturno, medidas que haviam sido impostas pelo STF.
0x0
Planilha de propinas – Sérgio Moro mandou a PF fazer perícia na planilha “Italiano” do departamento de propinas da Odebrecht, informa Fausto Macedo. O juiz federal quer saber quem criou – e quando foi criada – a fórmula matemática que consta dessa planilha, no mesmo registro de valores para “Amigo”, o codinome de Lula.
0x0
Perdem massa de manobra – Segundo publica O Antagonista, os pelegos perdem sua massa de manobra. O IBGE divulgou que, de 2012 para cá, o número de trabalhadores sindicalizados caiu em 1 milhão, de 13,6% do total para 12,1%. O Antagonista considera que é uma ótima notícia, inclusive para os trabalhadores.
0x0
Multas pagas por cartão – O Contran publicou ontem resolução que altera a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos aos veículos. A partir de agora, os pagamentos poderão ser feitos em parcelas, por meio de cartão de crédito. Cartões de débito também poderão ser utilizados para pagamentos integrais.
Conversando
Não há foto – A operação Torre de Babel não tem fotos de Edvaldo Nogueira com diretor da Torre, como noticiou o deputado Gilmar Carvalho.
Não escuta nada – Também não existe qualquer áudio entre Edvaldo e a Torre. Existe apenas constatação de ligações, mas sem a escuta de nada.
Pela madrugada – O deputado André Moura (PSC) reuniu-se com prefeitos de Sergipe até a madrugada de ontem, tratando sobre emendas e liberação de recursos.
Esmeraldo circula – O secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal (PT), tem circulado todos os municípios. Deixa claro que será candidato a deputado estadual.
Pão vencido – Há denúncia de que a prefeitura de Riachão do Dantas enviou pão vencido para a festa do Dia da Criança naquele município.
De João Corrêa – Sou contra canalhas pedófilos, baderneiros de qualquer orientação sexual. Como sou a favor e amigo de qualquer orientação sexual.
Caravana de Lula – Márcio Macedo, em entrevista, explica como será a Caravana de Lula por cidades de Minas Gerais, coordenada por ele.
Abrir Prefeituras – Os prefeitos que invadiram Brasília nestes dois dias já estão retornando a Sergipe, para abrir as Prefeituras. Fechar Prefeitura é mau exemplo.
Vale a pena – O retorno de Aécio Neves ao Senado é a comprovação de que a corrupção tem maioria na Casa e vale a pena.
