Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Flash Político – Valmir de Francisquinho e Talysson terão novo julgamento no TSE na véspera de São João

Fran

O pré-candidato a governador pelo PL, Valmir de Francisquinho, e seu filho, deputado estadual Talysson Barbosa volta a julgamento no TSE na próxima quinta-feira, 23 de junho, véspera de São João. A data foi remarcada nesta quarta-feira (15) pelo TSE.

O primeiro julgamento ocorreu dia 02 de junho e teve o voto do relator, ministro Sérgio Silveira Banhos, condenando os dois, Mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Carlos Horbachm retornando à pauta no dia 23 de junho.

O julgamento do recurso trata da cassação e da inelegibilidade do deputado estadual por Sergipe Talysson Barbosa Costa, e também da inelegibilidade de Valmir dos Santos Costa, ex-prefeito do município de Itabaiana (SE) e atual pré-candidato a governador do Estado pelo Partido Liberal (Valmir de Fracisquinho).

Os políticos recorreram ao TSE para tentar reverter decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) que condenou o parlamentar a perda do mandato e estabeleceu inelegibilidade de oito anos aos dois. Conforme a decisão do regional, o prefeito teria participado em “excesso” da campanha do filho, então candidato à Assembleia Legislativa do estado.

A data de julgamento de Francisquinho e Talysson Costa é simbólica para Sergipe, que comemora o São João com muita festa em todos os Estados, dentro de uma tradição que mistura cultura com muita alegria, principalmente em período político como ocorre este ano.

Entre políticos, advogados e jornalistas há uma previsão do placar que pode absolver ou tornar inelegíveis os dois. Aliados de Francisquinho e Talysson acham que os dois ganham por 4×3. A oposição avalia que perderão por 5×2 e um advogado sergipano que atua em Brasília admite que o placar será de 6×1 contra Francisquinho e o filho.

Leia também