Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

Sergipe deve receber as 50 mil doses da vacina contra covid-19 já nesta segunda-feira

BELIUBA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) disse neste domingo (17), que Sergipe “está preparado para receber as doses de vacinas que serão enviadas pelo Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira (18). Belivaldo explicou que a orientação é iniciar, em todos os Estados, simultaneamente na quarta-feira (19), mas acrescentar que se houver antecipação por outros Estados, Sergipe também inicia imediatamente.

Belivaldo Chagas diz que Sergipe já está pronto para receber as vacinas nesta segunda-feira, nas primeiras horas da manhã e o problema é saber exatamente o horário que o avião da FAB aterrissa no aeroporto de Aracaju transportando as doses. Sergipe vai receber 50 mil doses iniciais, mas só serão distribuídas com os municípios imediatamente 25 mil doses. Os 50% restantes ficam para aplicação da segunda dose.

Explicou que o Ministério da Saúde fará a distribuição proporcional à população dos Estados. Logo após o recebimento, todas as doses serão distribuídas no mesmo dia para os municípios e, os mais distantes, como Poço Redondo e Canindé do São Francisco, os lotes de vacinas podem ser enviados de helicópteros.

O início da vacinação vai acontecer em Aracaju, com membros do Huse que trabalham no tratamento de pessoas acometidas pelo Covid-19 desde o início da pandemia.

Belivaldo reafirma – Neste domingo (17), à noite, o governador Belivaldo Chagas (PSD), usou o Instagran para declarar que ficou “muito feliz por saber da liberação das vacinas pela Anvisa”, e confirmou notícia exclusiva divulgada à tarde pelo Faxaju Online sobre a vacinação em Sergipe.

O governador disse que “assim que possível, reuniremos a imprensa para fornecer todas as informações, com a transparência de sempre, para a população. Sergipe se preparou desde o início para este momento e vamos começar a vacinar simultaneamente com todo o resto do país”.

Distribui nesta segunda – O Ministério da Saúde começou neste domingo (17) o processo que levará aos estados e Distrito Federal seis milhões de doses da vacina contra a Covid-19, iniciado com entrega pelo Instituto Butantan ao seu Departamento de Logística em Saúde (Dlog), em São Paulo.

“Nesta segunda-feira (18), às 7 horas, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada estado. A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí os estados fazem a distribuição local”, explicou este o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva no Rio de Janeiro.

Logística da distribuição – A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50 . que se encontram em processo de expansão para 150 veículos até o final de janeiro de 2021. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina Covid-19 às unidades federadas do país que necessitam do transporte aéreo para a chegada das doses. Vale reforçar que o Governo Federal transportará as vacinas aos estados, que farão a distribuição aos municípios junto com o Ministério da Defesa.

Leia também